Rio de Janeiro

Rio de Janeiro registra sensação térmica recorde de 60,1 °C no último fim de semana do verão

verao calor temperatura previsao clima tempo
© Paulo Pinto/Agência Brasil

No último fim de semana do verão, o Rio de Janeiro foi assolado por uma onda de calor implacável, culminando em um recorde impressionante de sensação térmica: 60,1 °C. Este valor é o mais alto registrado desde o início das medições, em 2014, e foi observado no bairro de Guaratiba, na zona oeste da cidade, onde a temperatura máxima atingiu os 40 °C.

A influência dessa onda de calor persiste, com previsões alarmantes para este domingo (17), projetando uma temperatura máxima de 42 °C e uma sensação térmica que pode ultrapassar os 50 °C. As autoridades de saúde estão emitindo alertas à população sobre os cuidados necessários para lidar com essas condições extremas, incluindo a ingestão adequada de água, evitando atividades ao ar livre durante as horas mais quentes do dia (entre 10h e 16h) e aplicando protetor solar regularmente.

O bairro de Guaratiba tem sido o epicentro desses extremos climáticos recentemente, registrando os últimos recordes de sensação térmica. Especialistas da prefeitura atribuem essa ocorrência às características geográficas únicas da região, que favorecem o aumento das temperaturas e da umidade relativa do ar. A proximidade com o oceano contribui para a umidade local, enquanto os ventos quentes da manhã exacerbam ainda mais a sensação térmica.

Esses registros históricos de sensação térmica servem como um alerta para a urgência das mudanças climáticas e a necessidade de preparação para eventos climáticos extremos no futuro.

To Top