Benefícios

Governo estuda liberar saque total do FGTS e lançar empréstimo consignado pelo FGTS Digital

Novo FGTS Saque Fundo de Garantia
rafastockbr/Shutterstock.com

O saldo total do FGTS, uma reserva financeira acumulada pelos trabalhadores ao longo do tempo, pode em breve estar disponível para saque completo, conforme estuda o governo brasileiro. Entenda como essa medida pode beneficiar milhões de pessoas em todo o país.

O que é o FGTS e a proposta de saque total

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) funciona como uma poupança forçada, na qual os empregadores depositam mensalmente valores correspondentes a uma porcentagem do salário do trabalhador. No entanto, o acesso a esses recursos é limitado, sendo permitido em situações específicas, como demissão sem justa causa.

A proposta em estudo pelo governo visa permitir que os trabalhadores retirem todo o saldo disponível em suas contas do FGTS, mesmo dentro do período de 2 anos, o que atualmente não é possível. A medida poderia beneficiar aproximadamente 7,2 milhões de pessoas.

Saque-Aniversário e possíveis mudanças

Além do saque total, o governo também analisa a liberação dos recursos para os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário. Nessa modalidade, em caso de demissão, o trabalhador perde o direito de sacar o restante do saldo da conta pelo prazo de 25 meses.

Em substituição ao saque-aniversário, que registrou alta adesão devido à necessidade de recursos adicionais por parte dos brasileiros, o governo estuda lançar o empréstimo consignado pelo FGTS Digital. Esse serviço, disponível através da plataforma FGTS Digital, permitirá aos trabalhadores consultar taxas de juros e escolher a instituição bancária para contratar o empréstimo, proporcionando maior flexibilidade.

FGTS Digital e suas funcionalidades

O FGTS Digital entrou em operação em 1º de março, oferecendo aos trabalhadores a possibilidade de consultar o valor disponível para saque e agora, com a proposta de lançamento do empréstimo consignado, promete ampliar ainda mais suas funcionalidades, facilitando o acesso dos trabalhadores aos recursos do FGTS.

To Top