Benefícios

Programa Asas para o Futuro: 20 mil oportunidades de emprego para mulheres

Documentos CNH Carteira de Trabalho
Pedro Ignacio/Shutterstock.com

Em uma ação visionária destinada a fomentar a igualdade de gênero no mercado de trabalho, o Ministério da Mulher anunciou o lançamento do Programa Asas para o Futuro. Esta iniciativa promissora visa abrir caminhos para a inserção profissional de mulheres em diversos setores, dando especial atenção àquelas em situações de vulnerabilidade social.

Estratégias Inclusivas e Diversificadas

Com uma previsão de oferecer cerca de 20 mil vagas, o programa enfatiza a priorização de mulheres negras e indígenas, entre 15 e 29 anos, em sua fase inicial. A Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destaca a importância do programa como um divisor de águas na luta pela igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho.

Entre as ações destacadas do Asas para o Futuro, encontram-se:

  • Empodera Mulheres na TI: Investimento de R$ 500 mil para beneficiar cerca de 500 mulheres na área de Tecnologia da Informação, visando romper o estigma de gênero neste setor.
  • Energia Mais Mulher: Este segmento do programa reserva 30% das vagas em cursos de qualificação profissional para mulheres, além de 50% das vagas em formação social, dedicadas a jovens mulheres.
  • Elas Exportam: Com o objetivo de incentivar a participação feminina no setor de exportação e comércio exterior, o programa reserva vagas especificamente para mulheres.
  • Apoio a Projetos Científicos e Tecnológicos: Editais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação promoverão projetos que incentivem a presença feminina em campos tradicionalmente dominados por homens, como ciências exatas, engenharia e computação.
  • Projeto Piloto Elas nas Exatas: Focando nas moradoras de São Paulo, essa iniciativa buscará encorajar estudantes do ensino público a seguir carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, oferecendo inicialmente 500 vagas.

Benefícios para Microempreendedoras

Além destas ações, o programa também introduz benefícios exclusivos para Microempreendedoras Individuais, demonstrando um compromisso com o empoderamento econômico feminino em todas as esferas.

Um Futuro Mais Igualitário

O Programa Asas para o Futuro representa um passo significativo rumo a um futuro mais igualitário, onde mulheres de todas as idades, raças e origens possam desfrutar das mesmas oportunidades de crescimento profissional e pessoal. Ao destacar e apoiar o potencial feminino em áreas diversificadas, este programa não só beneficia as mulheres diretamente envolvidas mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

To Top