Benefícios

Carteira de Trabalho Digital: aprenda a usar

Carteira de Trabalho Emprego
Pedro Ignacio/Shutterstock.com

O Ministério do Trabalho e Emprego anuncia um avanço significativo na digitalização dos serviços públicos com a Carteira de Trabalho Digital. Este documento eletrônico revoluciona o acesso às informações laborais, eliminando a necessidade da versão física e proporcionando um meio mais eficiente para a gestão de dados profissionais dos trabalhadores brasileiros. Disponível gratuitamente, a Carteira de Trabalho Digital consolida um passo importante rumo à modernização e simplificação burocrática.

Desde 2019, a Carteira de Trabalho Digital tem sido reconhecida oficialmente, permitindo que empregadores façam registros empregatícios exclusivamente de forma eletrônica, por meio do eSocial, CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), e do Simples Nacional. Isso reflete um esforço do governo federal em otimizar processos e garantir que os trabalhadores tenham fácil acesso às suas informações laborais, incluindo contratos de trabalho, remunerações, e benefícios trabalhistas, tudo através de um simples número de CPF.

Facilidades e Funcionalidades do Aplicativo

O aplicativo Carteira de Trabalho Digital oferece uma gama de informações e serviços, indo além do registro de experiências profissionais. Os usuários podem consultar direitos ao abono salarial, fazer solicitações de seguro-desemprego e acessar detalhes sobre cada contrato de trabalho formalizado em seu nome.

Como Obter o Aplicativo

A obtenção do aplicativo é um processo simples e acessível:

  1. Busque por ‘Carteira de trabalho digital’ na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel;
  2. Instale o aplicativo e faça login com as credenciais do Gov.br;
  3. Conceda a autorização para uso dos dados pessoais, se for seu primeiro acesso.

Acesso Online Via Site do Governo

Para quem prefere ou necessita de uma alternativa ao aplicativo móvel, a Carteira de Trabalho Digital também está disponível online, através do site do governo federal. Essa opção permite a impressão ou compartilhamento do documento, garantindo versatilidade e inclusão para todos os trabalhadores.

Ajustes e Correções

Eventuais incorreções nas informações registradas podem ser corrigidas diretamente pelo empregador através do eSocial, sem penalidades. Isso assegura que os dados da Carteira de Trabalho Digital se mantenham precisos e atualizados.

Este avanço representa um marco na jornada de digitalização dos serviços públicos, oferecendo comodidade, segurança e agilidade para os trabalhadores brasileiros. A Carteira de Trabalho Digital exemplifica o compromisso do governo em utilizar a tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos, proporcionando um acesso mais fácil e rápido às informações que impactam diretamente suas vidas profissionais.

To Top