Benefícios

Documentos que são necessários para a Revisão da Vida Toda nos benefícios do INSS

Beneficios do INSS Previdencia
JERO SenneG's/Shutterstock.com

Documentos que são necessários para a Revisão da Vida Toda nos benefícios do INSS A Revisão da Vida Toda é um direito que possibilita aos aposentados solicitar ao INSS o recálculo do valor de sua aposentadoria, considerando todas as contribuições feitas ao longo da vida, não apenas aquelas após julho de 1994, como tradicionalmente é feito.

Se você está pensando em entrar com esse tipo de revisão, é crucial saber quais documentos são essenciais para o processo. Aqui está o que você precisa ter em mãos:

Documentos Necessários para a Revisão da Vida Toda:

CPF e Identidade: Documentos básicos de identificação pessoal.
Cartas de Concessão: O documento recebido do INSS quando se aposentou. Caso não tenha mais a carta, é possível solicitar uma nova via.
Processo Administrativo: Contém todas as informações sobre sua aposentadoria.
Extrato Previdenciário (CNIS): Mostra todas as contribuições ao INSS desde 1982.
Carteira de Trabalho: Fundamental para comprovar histórico de empregos e contribuições.
Carnês de Contribuição: Se houver contribuições como autônomo.
Documentos que Comprovem Contribuições Não Registradas no CNIS: Especialmente importantes para períodos anteriores a 1982.
Se o seu CNIS estiver incompleto ou incorreto, é crucial ter documentos que comprovem as contribuições não registradas. Isso inclui comprovantes de pagamento, contracheques, microfichas (solicitadas no INSS), entre outros.

Como Requerer a Revisão da Vida Toda:

Organize seus Documentos: Certifique-se de ter todos os documentos necessários.
Consulte um Especialista: Procure um advogado especializado em direito previdenciário para orientação. A revisão da vida toda é um processo judicial e só pode ser solicitada através da Justiça, não diretamente ao INSS.
Quem Pode Requerer a Revisão:

Aqueles que se aposentaram antes da Reforma da Previdência (antes de 13/11/2019).
Aposentados há menos de 10 anos.
Indivíduos com salários anteriores a julho de 1994.
Apesar de ser um processo jurídico que pode demandar tempo, a revisão da vida toda pode valer a pena, pois inclui o recebimento de retroativos. Certifique-se de buscar orientação profissional para entender melhor os procedimentos e seus direitos.

To Top