Benefícios

Governo anuncia saque total no FGTS para trabalhadores

Saques FGTS
Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock.com

Em uma medida inovadora que promete aliviar o bolso dos trabalhadores brasileiros, o governo anunciou a liberação do saque total do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir de hoje, 22 de março. Essa decisão permitirá que os trabalhadores acessem a totalidade dos valores depositados em suas contas do FGTS, uma alteração significativa em relação às regras atuais que restringem o saque em diversas situações, como durante o período de dois anos em que atualmente não é possível realizar a retirada total dos recursos.

Entenda as Mudanças no FGTS

O FGTS, considerado uma espécie de poupança forçada feita pelos empregadores em benefício dos trabalhadores, tem suas regras de saque bastante restritas, sendo a demissão sem justa causa um dos poucos momentos em que o saque total é permitido. Com a nova medida, o governo busca ampliar as possibilidades de uso desses recursos pelos trabalhadores, incluindo a liberação do saque total mesmo dentro do período de dois anos.

Saque-Aniversário e Novas Possibilidades

A novidade também contempla os trabalhadores que optaram pela modalidade de saque-aniversário, que atualmente implica na perda do direito ao saque total do saldo da conta por um prazo de 25 meses em caso de demissão. Além disso, o governo estuda alternativas para substituir o saque-aniversário, com destaque para a implementação do empréstimo consignado vinculado ao FGTS, que será gerenciado pela nova plataforma FGTS Digital.

FGTS Digital e Empréstimos Consignados

Lançada no início de março, a plataforma FGTS Digital promete revolucionar a gestão do fundo, permitindo aos trabalhadores uma maior liberdade na escolha de instituições financeiras para a contratação de empréstimos consignados com base nos saldos do FGTS. A facilidade em comparar taxas de juros e optar pela oferta mais vantajosa é um dos principais atrativos desse novo sistema.

Impacto da Medida

Esta iniciativa do governo é vista como um importante passo para garantir que os trabalhadores tenham acesso a uma reserva financeira em momentos de necessidade, além de estimular a economia através do aumento do poder de compra da população. A liberação do saque total do FGTS representa não apenas uma flexibilização nas regras do fundo, mas também um reconhecimento da importância de proporcionar aos trabalhadores meios para gerir melhor suas finanças pessoais.

To Top