Benefícios

Proposta busca incluir MEIs e pequenos empresários no direito ao Seguro-Desemprego

Simples nacional mei microempreendedor
Brenda Rocha - Blossom / Shutterstock.com

Em uma iniciativa legislativa inovadora, a Câmara dos Deputados do Brasil analisa um projeto de lei com o potencial de reformular a abrangência do seguro-desemprego, estendendo seu alcance a microempreendedores individuais (MEIs) e pequenos empresários. Atualmente, este benefício é reservado exclusivamente para trabalhadores formais dispensados sem justa causa, proporcionando uma rede de segurança financeira temporária.

O projeto em questão mira em corrigir uma lacuna no sistema de proteção social brasileiro, reconhecendo os desafios enfrentados por pequenos empresários e MEIs no contexto de demissões involuntárias. A medida propõe que, uma vez aprovada, permitirá que MEIs e pequenos empresários solicitem o seguro-desemprego caso tenham sido demitidos sem justa causa e não tenham gerado renda nos últimos dois anos. A expectativa é que essa legislação avance e seja efetivada ainda no ano de 2024.

Laura Alvarenga, especialista em direito trabalhista, oferece uma visão aprofundada sobre as nuances do seguro-desemprego, detalhando os critérios de elegibilidade e cálculo do benefício. O seguro-desemprego funciona como um amparo financeiro temporário, com a duração e o valor das parcelas variando conforme a média salarial dos últimos meses de trabalho do beneficiário. Em 2024, observou-se um ajuste nas faixas de pagamento do benefício, alinhadas ao salário mínimo vigente, resultando em valores que oscilam entre R$ 1.412 e R$ 2.313,74.

Este benefício é calculado com base no salário médio dos três últimos meses anteriores à demissão, seguindo uma estrutura que privilegia a equidade e busca atender as necessidades de subsistência dos trabalhadores desempregados, garantindo que não seja cumulativo com outros benefícios previdenciários, com exceção de casos específicos como o auxílio-acidente ou pensão por morte.

To Top