Brasil

Especialistas recomendam estratégias para economizar na páscoa em meio a alta nos preços

Páscoa Chocolate
rfranca/Shutterstock.com

Em um cenário de alta de 9,29% nos preços dos produtos de Páscoa, conforme dados recentes do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), especialistas em educação financeira oferecem dicas valiosas para os consumidores brasileiros economizarem nas comemorações deste ano. Apesar da expectativa de crescimento de 4,5% no faturamento do comércio para a Páscoa, comparado ao ano anterior, e uma tendência de aumento de 17,6% nas vendas de marcas premium, há formas de evitar gastos excessivos sem comprometer a qualidade das celebrações.

Opções mais Acessíveis e Planejamento são Chaves para a Economia

Thiago Godoy, educador financeiro da Rico, sugere a experimentação de marcas alternativas de chocolate como uma maneira de reduzir custos sem abrir mão da qualidade. “Muitas vezes, a marca do produto influencia no preço, mas nem sempre é um indicativo de qualidade superior”, afirma Godoy. Além disso, o planejamento antecipado do tradicional almoço de Páscoa pode ajudar a evitar compras de última hora e desperdício de alimentos.

Dicas para uma Páscoa Econômica

  1. Comparação de Preços: Buscar os melhores preços em diferentes estabelecimentos pode significar uma economia considerável.
  2. Aproveitar Descontos e Promoções: Ficar atento a descontos especiais, principalmente na proximidade da Páscoa, pode oferecer boas oportunidades de compra.
  3. Explorar Marcas Menos Conhecidas: Ovos de Páscoa de marcas menos populares podem apresentar um custo-benefício mais atrativo.
  4. Opções Alternativas ao Ovo de Chocolate Convencional: Considerar barras de chocolate ou até mesmo a confecção caseira de ovos de Páscoa.
  5. Atenção ao Tamanho: Produtos menores ou com menos recheio tendem a ser mais em conta.
  6. Planejamento do Almoço de Páscoa: Planejar o menu com antecedência, utilizando ingredientes da estação, pode reduzir os custos significativamente.
  7. Divisão de Despesas: Compartilhar os custos do almoço com outros participantes da celebração.

Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira, ressalta a importância de evitar compras por impulso e incluir as despesas da Páscoa no orçamento anual para manter o equilíbrio financeiro.

Planejamento Financeiro e Criatividade

Incorporar estratégias de economia na preparação para a Páscoa não apenas ajuda a manter o orçamento doméstico em equilíbrio, mas também encoraja a criatividade e a participação familiar nas festividades. Desde a escolha de produtos mais acessíveis até o envolvimento de todos na preparação de receitas caseiras, as dicas dos especialistas mostram que é possível vivenciar a Páscoa de forma plena e econômica.

Essas recomendações chegam em um momento crucial, demonstrando que, independentemente das flutuações econômicas, a celebração da Páscoa pode permanecer um momento de alegria e união para as famílias brasileiras, sem que para isso seja necessário comprometer a saúde financeira.

To Top