Entretenimento

Gabigol recebe suspensão de dois anos em julgamento antidopagem

Gabigol Flamengo
Reprodução Instagram

Em um julgamento que capturou a atenção do mundo do futebol, Gabriel Barbosa, conhecido popularmente como Gabigol, enfrentou uma severa punição em decorrência de um caso de tentativa de fraude em exame antidoping. O atacante do Flamengo foi suspenso por dois anos após um julgamento minucioso pela Justiça Desportiva Antidopagem, que se estendeu por mais de duas sessões, culminando com um veredicto apertado de 5 votos a 4 pela aplicação da penalidade. A sessão decisiva, ocorrida nesta segunda-feira, prolongou-se por pouco mais de duas horas, estabelecendo a punição com efeito a partir de abril deste ano.

Gabigol foi enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, cuja violação implica em uma suspensão que pode chegar a quatro anos. A acusação apontou o jogador por complicar o processo de coleta do exame, uma conduta considerada como tentativa de fraudar o procedimento de controle, conforme prevê o regulamento. O caso veio à tona em dezembro, com a defesa do atleta sendo apresentada em janeiro, valendo-se inclusive de imagens de segurança do Centro de Treinamento Ninho do Urubu para sustentar a argumentação em favor de Gabigol.

Um dos focos da defesa do jogador foi a realização de um exame de sangue, tido como mais abrangente e eficaz, para além do procedimento padrão. A representação legal de Gabigol ficou a cargo do advogado Bichara Neto, reconhecido por sua atuação no caso de doping do jogador Paolo Guerrero em 2017. Rodrigo Dunshee, vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, também esteve presente na sessão, em defesa do atleta.

A denúncia baseou-se na alegada resistência do atacante em seguir os protocolos para o exame antidoping, realizado de surpresa pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) no dia 8 de abril de 2023. Relatórios indicam que Gabigol postergou o procedimento, além de adotar um comportamento considerado desrespeitoso com a equipe de coleta.

Esta penalidade impõe um significativo revés na carreira do jogador, abrindo precedente para possíveis recursos e novos capítulos neste caso complexo e de alta repercussão. A punição evidencia o rigor e a seriedade com que as instâncias desportivas tratam questões de doping e integridade no esporte.

To Top