Benefícios

Governo lança programa de Internet Grátis para estudantes de baixa renda

Educação Enade MEC
rafapress/Shutterstock.com

Em um movimento significativo para ampliar o acesso à educação e tecnologia, o Ministério das Comunicações (MCOM), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), anunciou a distribuição de 100 mil chips de internet grátis a estudantes de baixa renda em várias regiões do Brasil. O programa, denominado Internet Brasil, visa reduzir as barreiras digitais e promover a inclusão educacional, permitindo que estudantes da rede pública mantenham sua aprendizagem conectada e atualizada.

Distribuição Focada em Estudantes da Rede Pública

Esta iniciativa governamental destina-se a estudantes da educação básica, priorizando aqueles inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e que já possuam dispositivos móveis mas não tenham acesso a planos de internet ou chips de outros programas do governo. Além de promover a continuidade educacional, o programa tem como objetivo combater o abandono escolar, facilitando o acesso a recursos didáticos online e plataformas educativas.

Estados Beneficiados e Requisitos de Participação

Inicialmente, escolas selecionadas nas cidades de Caicó (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN), Petrolina (PE), além de seis municípios em Minas Gerais, foram contempladas. Agora, o programa será expandido para abranger alunos das redes estaduais de ensino do Amapá, Bahia, Maranhão, Pará e Rio Grande do Norte, reforçando o compromisso do governo com a educação acessível em todo o país.

Como Solicitar o Chip de Internet Grátis

Para ser elegível ao programa Internet Brasil, os interessados devem:

  • Estar inscritos no CadÚnico.
  • Possuir um dispositivo móvel compatível.
  • Ser aluno da educação básica na rede pública de ensino, a partir do 3º ano.
  • Não possuir chip de internet de outros programas governamentais.
  • Atender aos critérios específicos de distribuição definidos por sua instituição educacional.

Iniciativa Complementar: Programa Pé-de-Meia

Além do acesso à internet, o MEC introduziu o programa Pé-de-Meia, oferecendo uma poupança aos estudantes do ensino médio, com pagamentos programados para iniciar em breve. Este incentivo financeiro adicional reforça o suporte do governo aos estudantes, incentivando o engajamento e a permanência no ambiente educacional.

A distribuição dos chips de internet grátis está prevista para começar em breve, marcando um passo importante na direção de uma sociedade mais conectada e educada. O governo federal continua a trabalhar para garantir que todos os estudantes, independentemente de sua condição financeira, tenham as ferramentas necessárias para prosperar na era digital.

To Top