Benefícios

Isenção de taxas do Detran-ES para vítimas das chuvas:  2ª via de documentos de forma gratuita

Detran CNH Carterira
rafapress/Shutterstock.com

Em uma ação solidária inédita, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) anunciou a isenção das taxas de emissão de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro de Veículo (CRV) para os moradores dos 13 municípios vitimados pelas severas chuvas que assolaram a região. Este benefício, válido por um período de 60 dias, visa aliviar o fardo daqueles que sofreram perdas significativas, incluindo documentos essenciais, devido aos recentes desastres naturais.

Áreas Beneficiadas e Serviços Oferecidos

Os municípios elegíveis para a isenção das taxas incluem Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta. Além da dispensa das taxas, o Detran-ES suspendeu a necessidade de vistoria veicular para processos que comumente a exigem, simplificando ainda mais o procedimento para os afetados.

Detran Itinerante: Atendimento Especial em Mimoso do Sul

Para estender sua mão amiga, o Detran-ES está enviando a unidade móvel “Detran Itinerante” ao município de Mimoso do Sul, oferecendo uma gama completa de serviços, desde a realização de provas teóricas para a CNH até a emissão de taxas e documentos, e orientações gerais ao público.

Recuperação das Agências e Assistência aos Funcionários

Várias agências do Detran-ES foram severamente afetadas pelas inundações, com alguns locais, como a Ciretran de Mimoso do Sul, sendo completamente devastados. A instituição está trabalhando incansavelmente não apenas para restaurar os serviços ao público, mas também para apoiar seus funcionários, muitos dos quais também foram vítimas das enchentes.

Procedimentos Para a Emissão de Segunda Via

Os cidadãos dos municípios afetados que necessitam de segunda via de CNH ou CRV podem dirigir-se à Ciretran ou PAV mais próximo, ou à unidade Detran-ES mais conveniente, para solicitar a emissão gratuita. Além disso, aqueles que utilizam a Carteira Digital de Trânsito (CDT) podem recorrer à versão digital de sua CNH. Para a reposição de placas perdidas ou a baixa total de veículos irrecuperáveis, procedimentos específicos também foram estabelecidos para facilitar a recuperação dos afetados.

Solidariedade em Tempos de Adversidade

A decisão do Detran-ES de isentar as taxas para a emissão de segunda via de documentos vitais para os residentes dos municípios castigados pelas chuvas representa um ato de solidariedade crucial neste momento de recuperação. Reflete o compromisso da instituição em apoiar sua comunidade em tempos de necessidade, garantindo que aqueles impactados pelos desastres naturais possam reconstruir suas vidas com um pouco mais de facilidade.

To Top