Benefícios

Desenrola Brasil oferece oportunidade única para regularização de contas de luz atrasadas

Energia
Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O programa Desenrola Brasil surge como um alívio para milhões de brasileiros enfrentando dificuldades para quitar dívidas de conta de luz atrasadas. Com a promessa de reduzir até 99% do valor devido em multas e juros, o programa possibilita uma oportunidade única para os consumidores regularizarem sua situação financeira e evitarem problemas maiores, como a inclusão do nome nos órgãos de proteção ao crédito ou o corte no fornecimento de energia elétrica.

Critérios para Negociação pelo Desenrola Brasil:

Para estar elegível para a negociação de dívidas pelo Desenrola Brasil, os consumidores devem atender a certos critérios, incluindo estar inscritos no Cadastro Único ou possuir uma renda familiar de no máximo dois salários mínimos. Além disso, o valor original da dívida não pode ultrapassar R$ 20 mil, e o débito deve ter sido negativado entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022.

Como Proceder para a Negociação:

A negociação das dívidas é realizada diretamente no site do Desenrola Brasil. É necessário ter uma conta Gov.br para efetuar o login. Uma vez autenticado, o sistema apresentará todas as dívidas registradas em nome do consumidor, junto com as propostas de acordo disponíveis. O usuário pode então selecionar o débito que deseja negociar e escolher entre o pagamento à vista, com desconto de até 99%, ou o parcelamento em até 60 meses com juros de no máximo 1,99% ao mês.

Atenção ao Prazo do Programa:

Os interessados devem ficar atentos ao prazo limite do programa Desenrola Brasil, que vai até o próximo domingo, 31 de março. É uma janela curta de tempo para aproveitar as condições favoráveis oferecidas pelo programa na negociação de dívidas.

Alternativas para Quem Não Se Enquadra no Programa:

Para aqueles que não atendem aos critérios do Desenrola Brasil ou cujas companhias de energia não são parceiras do programa, ainda existem maneiras de negociar as dívidas de luz atrasadas. Isso inclui entrar em contato diretamente com a companhia de energia, utilizar o WhatsApp da empresa, buscar opções de acordo no site da companhia ou recorrer a intermediários como Serasa, SPC, Boa Vista e Recovery.

O Desenrola Brasil representa uma valiosa chance para os consumidores brasileiros saírem da inadimplência e regularizarem suas contas de luz, evitando consequências negativas para o crédito e o bem-estar doméstico. Com facilidades de pagamento e descontos significativos, o programa é um passo importante na direção de uma maior estabilidade financeira para muitas famílias.

Como pagar Enel pelo Desenrola Brasil?

A participação e negociação no programa acontece, exclusivamente, pelo site do Governo (www.desenrola.gov.br). Você precisa ter uma conta ativa no sistema GOV.BR.

Até quando vai o programa Desenrola Brasil?

Publicado em 28/03/2024 – 08:46 Por Ana Lúcia Caldas – repórter da Rádio Nacional – Brasília. O governo decidiu prorrogar por mais 50 dias o programa Desenrola Brasil, de renegociação de dívidas para quem está inadimplente. O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio

Como participar do programa Desenrola Brasil?

Como participar do Desenrola Brasil? Para participar do Desenrola Brasil é preciso ter cadastro na plataforma gov.br (com nível de certificação prata ou ouro) e ter seus dados atualizados. Então, é necessário acessar a Plataforma do Desenrola Brasil e entrar com seu cadastro do gov.br.

To Top