Benefícios

Internet Brasil: iniciativa promete conectar 100 mil estudantes com internet grátis pelo CadÚnico

inteligencia artifical internet celular tecnologia conexao mixvale
Criação www.mixvale.com.br

Em um movimento significativo para combater a exclusão digital no Brasil, o Ministério das Comunicações anunciou a distribuição de 100 mil chips de internet gratuita para estudantes de baixa renda. Esta iniciativa, parte do programa Internet Brasil, destina-se a proporcionar não apenas acesso a entretenimento, mas principalmente suporte ao desenvolvimento acadêmico, facilitando o acesso a recursos educacionais online.

Como Participar do Programa Internet Brasil?

Para ser elegível ao chip de internet gratuita, os estudantes devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), possuir um dispositivo móvel, estar matriculados na educação básica da rede pública a partir do 3º ano e não possuir chips de outros programas governamentais. É fundamental destacar que o programa fornece apenas o chip, não incluindo o aparelho celular.

O programa tem por objetivo promover acesso gratuito à internet em banda larga móvel para alunos matriculados na educação básica da rede pública de ensino oriundos de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.  A iniciativa tem escopo definido pelo Ministério das Comunicações (MCom) para um montante de até 770 mil alunos e viabiliza o desenvolvimento de um modelo de negócio inovador com o uso de eSIM Cards (“chips neutros”) desvinculados de operadora, tendo em sua primeira etapa a realização de uma Prova de Conceito (PoC) para até 10 mil alunos.

Processo de Inscrição:

A adesão ao programa requer a intermediação das Secretarias de Educação e das escolas, que são responsáveis por inscrever os alunos e distribuir os chips. Uma característica inovadora dos chips é a sua neutralidade, permitindo a troca de operadora de forma remota e facilitando a manutenção da conectividade sem a necessidade de substituir fisicamente o chip.

Regiões Beneficiadas e Expansão do Programa:

Até o momento, várias regiões brasileiras já foram atendidas, incluindo cidades nos estados de Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, entre outros. A próxima fase do programa promete expandir o acesso à internet gratuita para estudantes das redes estaduais de ensino em estados como Amapá, Bahia, Maranhão, Pará e Rio Grande do Norte.

Impacto Esperado:

A distribuição dos chips de internet grátis pelo programa Internet Brasil é uma medida que visa não somente reduzir a exclusão digital, mas também promover igualdade de oportunidades no acesso à educação e informação. Ao facilitar o acesso dos estudantes a materiais educacionais essenciais, o programa espera contribuir significativamente para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos jovens beneficiados.

A iniciativa do Ministério das Comunicações em distribuir chips de internet gratuita para estudantes é um passo importante para garantir que a educação continue avançando na era digital. Com a expansão do programa Internet Brasil, espera-se que mais estudantes em todo o país possam se beneficiar dessa conexão essencial, abrindo portas para novas oportunidades de aprendizado e crescimento.

O Projeto de Lei 3638/20 prevê o fornecimento de internet gratuita, durante a pandemia de Covid-19, para todos os cidadãos de baixa renda beneficiários do Bolsa Família, do auxilio emergencial e demais programas sociais que utilizem o Cadastro Único do governo federal.

Como usar internet de graça do governo?

O interessado deverá preencher o formulário de solicitação de conexão do programa. Esse formulário será enviado ao MCom para análise quanto à aderência às diretrizes do programa e verificação de disponibilidade orçamentária e contratual para seu atendimento.

Quem tem direito a internet grátis?

Estudantes matriculados na rede pública de ensino, integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), nas escolas das comunidades indígenas e quilombolas e nas unidades especiais sem fins lucrativos passam a ter direito ao acesso gratuito à internet.

To Top