Benefícios

Novo aplicativo do FGTS facilita acesso aos serviços e saques para profissionais

Novo FGTS Saque Fundo de Garantia
rafastockbr/Shutterstock.com

Conteúdo: Em um movimento para modernizar e simplificar o acesso aos serviços relacionados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a Caixa Econômica Federal lançou um aplicativo atualizado do FGTS. Essa iniciativa promete revolucionar a forma como os trabalhadores interagem com o fundo, proporcionando uma plataforma intuitiva para consultas, solicitações de saque imediato e muito mais.

Recursos Disponíveis no Aplicativo:

  • Consulta ao Extrato: Usuários podem verificar os depósitos feitos pelo empregador e o saldo atualizado do FGTS.
  • Solicitação de Saque: Inclui o Saque Emergencial FGTS, autorizado pela Medida Provisória nº 946/2020, como parte das medidas de enfrentamento aos impactos do COVID-19.
  • Informações sobre o Saque-Aniversário: Permite a retirada anual de parte do saldo da conta do FGTS, no mês de aniversário do trabalhador.
  • Adesão a Serviços de Mensagens: Os trabalhadores podem se cadastrar para receber atualizações regulares via SMS sobre a situação dos depósitos e saldo.

Como Usar o Aplicativo:

O aplicativo está disponível para download em dispositivos móveis e sua utilização é bastante direta. Após a instalação, o usuário deve registrar-se usando o número do CPF e criar uma senha. Uma vez acessado, o aplicativo oferece uma gama de funcionalidades ao toque dos dedos.

Benefícios Adicionais:

Além das consultas e solicitações de saque, o aplicativo proporciona informações sobre outras modalidades de saque do FGTS, como o Saque Digital, que permite aos trabalhadores transferir valores do FGTS diretamente para uma conta bancária de sua titularidade, de qualquer banco, sem necessidade de ir a uma agência.

Os trabalhadores também são informados sobre a suspensão do recolhimento do FGTS das competências de março, abril e maio de 2020, uma medida adotada pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória 927/2020.

Importância da Distribuição de Resultado do FGTS:

Outro destaque é a distribuição de resultados do FGTS, que incrementou a rentabilidade das contas vinculadas em 2019. Esta medida legal distribuiu cerca de 66% do lucro do FGTS naquele ano, elevando a rentabilidade acima da poupança.

O novo aplicativo do FGTS é um passo importante na direção de proporcionar maior transparência, comodidade e eficiência para os trabalhadores ao acessar seus fundos. Facilitando o acesso a informações e serviços, a Caixa reafirma seu compromisso em melhorar continuamente a experiência do usuário e apoiar os brasileiros em suas necessidades financeiras.

Qual a data para recolhimento do FGTS

Qual a data para recolhimento do FGTS O Ministério do Trabalho e Previdência informou que o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) permanece, por enquanto, sendo feito até o sétimo dia do mês seguinte ao da competência.

novo prazo de recolhimento do FGTS (até o vigésimo dia do mês seguinte), estabelecido pela Lei nº 14.438/2022, somente entrará em vigor a partir do início da arrecadação pelo sistema FGTS Digital. A data ainda será definida.

Segundo o governo, os empregadores devem ficar atentos à publicação de ato por parte do Ministério do Trabalho e Previdência que irá determinar o início da arrecadação do Fundo de Garantia pelo sistema FGTS Digital. Somente a partir dessa data haverá a alteração promovida no prazo de recolhimento do FGTS mensal.

Por exemplo, na hipótese de o sistema FGTS Digital iniciar a arrecadação partir de 1º de junho de 2023, o prazo para recolhimento do FGTS mensal da competência maio de 2023 vencerá em 07 de junho de 2023. O novo prazo para recolhimento do FGTS mensal produzirá efeitos somente em face dos salários pagos a partir da competência junho de 2023, assim, o FGTS mensal dessa competência vencerá em 20 de julho de 2023.

To Top