X

Governo planeja acabar com saque-aniversário do FGTS; acompanhe

Criação www.mixvale.com.br

Em uma medida inovadora, o governo federal planeja revolucionar o acesso ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), beneficiando diretamente cerca de 7,2 milhões de desempregados no Brasil. A atual estrutura do saque-aniversário do FGTS, sob avaliação crítica do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tem sido considerada restritiva, especialmente para aqueles que se encontram sem emprego e, portanto, em maior necessidade de acessar seus fundos retidos.

Fim Previsto para as Restrições do Saque-Aniversário

Liderados pelo Ministro Luiz Marinho, os esforços do MTE concentram-se em abolir as limitações atuais do saque-aniversário, que proíbem a retirada completa do FGTS por dois anos após a adesão. A proposta visa liberar um total estimado em R$ 22 bilhões, retidos sob as condições atuais, para auxiliar na recuperação financeira dos trabalhadores desempregados.

Como se prevenir do fim do FGTS?
A desativação do FGTS proposta pelo governo Lula exige uma transição simples. Para realizar o cancelamento, acesse o aplicativo FGTS e, em seguida, clique em “Saque-Aniversário”.

Opte pela opção “Modalidade saque-rescisão” e confirme a mudança, ciente de que o saque-rescisão será efetivado somente após 25 meses. Conclua o processo clicando em “Sim”. Confira o passo a passo a seguir:

Faça login no aplicativo FGTS e clique na opção “Saque-Aniversário” para começar o processo de cancelamento;

Após abrir a tela da opção de Saque-Aniversário, clique em “Modalidade saque-rescisão”;

O aplicativo vai solicitar a confirmação da mudança de modalidade, informando que o saque-rescisão só vai entrar em vigor após 25 meses, para confirmar clique na opção “Sim” na caixa;

Relacionadas

Pronto! Você conseguiu cancelar o Saque-Aniversário do FGTS. Você pode acompanhar o histórico pelo próprio aplicativo.

Impacto nas Áreas de Habitação e Saneamento

Além da assistência direta aos desempregados, Marinho alerta para o impacto negativo que o saque-aniversário tem sobre os recursos destinados à habitação e saneamento. Com cerca de R$ 100 bilhões já redirecionados devido a essa modalidade de saque, a medida proposta busca reequilibrar as finanças e assegurar que os fundos do FGTS cumpram seu propósito original de proteção e suporte ao trabalhador brasileiro.

Como os Trabalhadores Podem se Preparar para a Mudança

Para os interessados em se adaptar às futuras alterações, o governo oferece um guia simplificado para o cancelamento da opção de saque-aniversário por meio do aplicativo FGTS, permitindo a transição para a modalidade saque-rescisão. Esse processo, que demanda a confirmação do usuário e uma espera de 25 meses para a efetivação, sinaliza um movimento em direção a uma política mais flexível e acessível do FGTS.

Considerações Finais

A proposta de reestruturação do FGTS representa uma oportunidade sem precedentes para milhões de brasileiros enfrentando o desemprego, além de reforçar o papel do fundo como um pilar de estabilidade econômica e social. À medida que o governo avança com essas mudanças, espera-se um impacto positivo significativo na vida dos trabalhadores e na economia do país como um todo.