Benefícios

Cadastro Único agora disponível através do celular; veja como fazer para ter acesso aos benefícios

Novo CadUnico
JERO SenneG's/Shutterstock.com

Cadastro Único agora disponível através do celular; veja como fazer para ter acesso aos benefícios Uma excelente notícia para famílias em situação de vulnerabilidade social: a atualização e pré-cadastro no Cadastro Único agora podem ser feitos diretamente pelo celular. Com essa expansão de serviços no aplicativo CadÚnico, o processo se torna mais rápido, reduzindo o tempo de espera nas unidades de atendimento. O aplicativo já conta com quase 200 mil downloads nos sistemas Android e iOS.

O Cadastro Único é a porta de entrada para diversos programas sociais cruciais, como o Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Para realizar o pré-cadastro, o primeiro passo é se cadastrar no portal Gov.br, que oferece vários serviços do governo federal. Basta acessar o site, inserir o CPF e preencher as informações solicitadas. Com esse cadastro concluído, é possível acessar o aplicativo CadÚnico e fazer o pré-cadastro.

Após essa etapa, o cidadão tem 120 dias para comparecer a um posto de atendimento e fornecer os demais dados, como escolaridade, trabalho e remuneração. Além do aplicativo, o pré-cadastro e outras funcionalidades estão disponíveis na versão web pelo endereço www.gov.br/cadunico.

Para quem já está inscrito no Cadastro Único, o aplicativo possibilita a atualização dos dados da família, incluindo confirmação de endereço, composição familiar e informações dos membros, tudo de forma simples e sem a necessidade de deslocamento até os postos de atendimento.

Além disso, tanto o aplicativo quanto a versão web permitem consultar informações como Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral e data da última atualização.

Criar uma conta no Gov.br é simples:

  1. Acesse o portal https://www.gov.br/ e clique em ‘Entrar’.
  2. Insira seu CPF e clique em ‘Continuar’.
  3. Marque a caixa de seleção para concordar com os termos, resolva o Captcha e clique em ‘Continuar’.
  4. Escolha entre seguir o cadastro por meio das informações de um dos bancos listados ou optar por outra forma.
  5. Selecione ‘Tentar de outra forma’ e responda algumas perguntas básicas.
  6. Após confirmar seus dados pessoais, será enviado um código de segurança para seu e-mail e número de celular cadastrados.
  7. Digite o código recebido e crie uma senha de acesso para o Gov.br.

Programas e benefícios sociais utilizam o Cadastro Único

​Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias:

Os Estados e municípios também utilizam os dados do Cadastro Único como base para seus programas sociais.

Como funciona

Como fazer para se inscrever no Cadastro Único:

O município promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda periodicamente para efetuar o cadastramento. Mas a família que se enquadra nas rendas acima e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.

Para que a família possa ser cadastrada, é importante:

  • Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
  • Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
  • Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.
  • Apresentar pelo menos um documento de todas as pessoas da família:

– Certidão de Nascimento;

– Certidão de Casamento;

– CPF;

– Carteira de Identidade (RG);

– Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);

– Carteira de Trabalho; ou

– Título de Eleitor.

Levar um comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz. Não é obrigatório apresentar, mas ajuda no preenchimento do endereço.

Importante:

Após o cadastramento da família, é importante manter os dados sempre atualizados.

Sempre que mudar algo na família, como nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência, o responsável familiar deve procurar o CRAS e efetuar a atualização dos dados da família.​

To Top