Benefícios

Profissionais podem ter casa própria usando valores do FGTS

minha casa minha vida fgts futuro
© Ricardo Stuckert/PR

A Caixa Econômica Federal (CEF) implementou um avanço significativo para facilitar a vida de milhares de brasileiros que sonham com a aquisição da casa própria. A partir de agora, os trabalhadores brasileiros podem utilizar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de maneira mais eficiente e digitalizada, seja para dar entrada na compra de imóveis, amortizar ou liquidar o saldo devedor, ou ainda para reduzir o valor das prestações mensais.

Utilização Ampliada do FGTS – Com as novas regras, o FGTS poderá ser usado na entrada do financiamento imobiliário, representando uma parte significativa do pagamento. Além disso, o fundo pode ser empregado para a amortização ou liquidação total ou parcial do saldo devedor dos financiamentos imobiliários, contanto que estejam dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Para aqueles que já possuem um financiamento habitacional em andamento, o FGTS oferece a possibilidade de redução de até 80% do valor das prestações, aplicável por um período de 12 meses consecutivos, facilitando o gerenciamento financeiro das famílias brasileiras.

Inovação Digital – A grande novidade fica por conta do saque digital do FGTS, uma funcionalidade que permite aos trabalhadores acessar e movimentar seus fundos de forma completamente digital. Por meio do aplicativo do FGTS, disponível desde fevereiro de 2020, é possível consultar saldos, solicitar saques e indicar uma conta bancária para o depósito dos valores, tudo isso sem a necessidade de comparecer a uma agência da Caixa.

Este serviço está disponível para todos os trabalhadores que atendam aos critérios de saque estabelecidos pela legislação, incluindo aposentados. A transferência dos valores é realizada sem custos para o trabalhador e o montante fica disponível na conta indicada em até cinco dias úteis.

Como Acessar? – O processo é simples. Acessando o aplicativo do FGTS, o usuário poderá visualizar os valores disponíveis para saque. A partir daí, basta indicar a conta de sua preferência, seja ela na Caixa ou em qualquer outro banco, para receber os fundos. Além disso, o aplicativo permite o upload de documentos necessários e o acompanhamento do processo de liberação dos valores.

Este conjunto de medidas visa não apenas facilitar o acesso dos brasileiros à casa própria, mas também modernizar e agilizar o uso dos recursos do FGTS, tornando todo o processo mais seguro e conveniente.

Sobre o Minha Casa, Minha Vida

O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) voltou, por meio da Medida Provisória nº 1.162, de 14 de fevereiro de 2023, convertida na Lei nº 14.620, de 13 de julho de 2023, com adoção de novas práticas.

Assim, a nova versão do MCMV busca avançar em termos da melhor localização dos empreendimentos habitacionais, garantindo a proximidade ao comércio, a equipamentos públicos e acesso ao transporte público.

Além disso, o Programa trará novas formas de atendimento destinadas a ampliar a oferta de moradias, mediante a produção de novas unidades ou da requalificação de imóveis para utilização como moradia; o financiamento da aquisição de unidades usadas; e o tratamento do estoque existente por intermédio de linhas de atendimento voltadas a promover a melhoria habitacional.

To Top