Últimas Notícias

Sebastião Salgado recebe prêmio de contribuição notável para a fotografia em concurso internacional

A Organização Mundial de Fotografia anunciou, nesta quinta-feira, os vencedores gerais do Prêmio Sony World Photography Awards 2024 em uma cerimônia especial realizada em Londres. O evento dos prêmios anual reconhece o melhor da fotografia no mundo moderno. Em seu 17º ano, a cerimônia homenageou o brasileiro Sebastião Salgado, premiado pela sua contribuição à Fotografia, e conhecido por suas distintas obras em preto e branco.

Namoro com uma tenista, treta com Sacha Baron Cohen, vício em comida: atriz Rebel Wilson se entrega em livro de memórias

Bob Esponja: como seria o personagem na vida real, de acordo com a inteligência artificial

A exposição do Prêmio Sony World Photography Awards 2024 está em exibição na Somerset House, em Londres, de 19 de abril a 6 de maio de 2024. Entre os eventos de fotografia mais emocionantes do calendário cultural, está a retrospectiva das obras do destinatário do Prêmio de Contribuição Destacada à Fotografia deste ano, Sebastião Salgado.

A curadoria destaca os principais temas e marcos das últimas cinco décadas de sua carreira e conta com obras de seus primeiros projetos, como Ouro (1986) e Trabalhadores (1993), além de séries mais recentes como Gênesis (2011) e Amazônia ( 2019).

“Estou honrado em receber este prêmio e saber que meu trabalho está alcançando o público. A fotografia é o meu modo de vida, é a minha linguagem, e ao longo da minha carreira sempre tive interesse em captar o momento histórico em que vivemos e contar as histórias da nossa espécie e do nosso planeta. Um fotógrafo fotografa com a sua herança e no meu trabalho procuro explorar a nossa experiência humana partilhada” disse o fotógrafo em agradecimento.

Outros prêmios

O título de “Fotógrafo do Ano” foi concedido a Juliette Pavy por sua série “Spiralkampagnen: Contracepção Forçada e Esterilização Não Intencional de Mulheres Groenlandesas”. Pavy ganhou um prêmio em dinheiro de 25 mil dólares (R$ 130.872 mil), uma variedade de equipamentos de imagem digital da Sony e a oportunidade de apresentar um novo corpo de trabalho na exposição do Prêmio Sony World Photography Awards 2025.

O projeto documental de Juliette explora os impactos severos e duradouros da campanha involuntária de controle de natalidade liderada pelas autoridades dinamarquesas na Groenlândia nos anos 1960 e 1970 e traça as origens do programa até os dias atuais, incluindo a investigação contínua pelo governo dinamarquês. Assim, colocando as perspectivas das vítimas em primeiro plano.

Também reconhecidos na cerimônia, foram os vencedores gerais das competições profissionais, abertas, estudantis e juvenis dos prêmios, bem como o vencedor da categoria de sustentabilidade deste ano.

To Top