Benefícios

Inovação no INSS: prova de vida será automatizada através do SUS

SUS Saude Beneficios
rafastockbr/Shutterstock.com

Em um avanço significativo para os beneficiários do INSS, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, anunciou uma nova estratégia para simplificar a prova de vida exigida aos pensionistas e aposentados. A novidade é que os registros de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ser utilizados para validar automaticamente a prova de vida dos beneficiários, uma colaboração inédita entre as pastas da Previdência e da Saúde.

Integração dos Sistemas de Saúde e Previdência

A proposta, que já está em discussão com Nísia Trindade, Ministra da Saúde, visa integrar os sistemas informatizados do SUS com os da Previdência. Isso permitirá que qualquer interação do beneficiário com o sistema de saúde—seja uma consulta médica ou uma vacinação—seja automaticamente registrada como prova de vida.

Benefícios Duplos da Integração

Este método não só facilita a vida dos idosos e demais beneficiários do INSS, que não precisarão mais realizar procedimentos específicos para comprovar sua existência, mas também incentiva a participação destes na rotina de cuidados de saúde primários. “Isso ajuda a Previdência com a prova de vida e também a saúde, chamando mais gente para se vacinar e fazer consultas regulares”, explicou Lupi.

Facilidade e Acesso

Com a implementação dessa medida, espera-se que os aposentados e pensionistas tenham uma preocupação a menos, já que não será necessário realizar procedimentos adicionais para a prova de vida. Esse sistema promete ser uma solução prática e eficiente, reduzindo burocracias e aproveitando ações que já fazem parte do cotidiano dos beneficiários.

Projeções para o Futuro

Embora a mudança esteja prevista para ser implementada gradualmente, a expectativa é que até o final do ano, os beneficiários do INSS já comecem a sentir os impactos positivos dessa integração. Este é um passo importante na modernização dos serviços públicos, que busca utilizar a tecnologia para melhorar a eficiência e o acesso aos direitos dos cidadãos.

Essa integração entre os sistemas do SUS e da Previdência é uma medida que reforça o compromisso do governo em facilitar e otimizar o acesso aos serviços públicos, garantindo que os beneficiários do INSS tenham suas necessidades atendidas de maneira mais simples e direta.

Como fazer a Prova de Vida digital no aplicativo gov.br?

A Prova de Vida digital é realizada no aplicativo gov.br através do reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios. Para isso, siga as orientações abaixo:

  1. Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
  2. Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
  3. Após logar no aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
  4. Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
  5. Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
  6. Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
  7. Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;
  8. Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”;
  9. Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.

Se ainda tiver dúvidas ou dificuldades entre em contato com o serviço de atendimento do órgão pagador do seu benefício.

Quem pode fazer a Prova de Vida digital pelo aplicativo gov.br?

O órgão que faz o pagamento dos seus benefícios irá te comunicar se você pode fazer a Prova de Vida pelo aplicativo gov.br e quando você deverá realizar esse procedimento.

A Prova de Vida digital no aplicativo gov.br pode ser feita por:

  • Aposentados;
  • Pensionistas ou beneficiários.
To Top