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Erros que atrasam o pagamento de benefícios do INSS

MEU INSS celular
rafastockbr/Shutterstock.com

Entrar com um pedido de aposentadoria ou outro benefício no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ser um processo cheio de incertezas. O tempo de espera para a aprovação varia consideravelmente, podendo ser rápido para alguns, enquanto outros esperam meses ou até anos.

11 erros mais comuns cometidos pelos segurados ao requererem seus benefícios, como aposentadoria, pensão por morte e benefício por incapacidade. Dentre os erros mais frequentes estão a documentação incompleta e divergências nos dados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Erros Frequentes e Como Evitá-los:

Documentação Incompleta: Muitos processos são prejudicados por falta de documentos necessários, como contratos de arrendamento rural ou comprovantes de atividade insalubre.

Preenchimento Incorreto do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário): O PPP deve ser corretamente preenchido pela empresa, incluindo informações como a eficácia dos EPIs e EPCs, e a classificação brasileira de ocupações.

Divergências no CNIS: É comum encontrar inconsistências entre os dados do CNIS e as informações fornecidas pelos segurados. Antes de solicitar um benefício, é recomendável verificar e corrigir essas informações.

Problemas com Ações Trabalhistas: Embora uma ação trabalhista possa servir como início de prova material, o INSS pode não aceitá-la automaticamente para efeitos previdenciários.

Benefício por Incapacidade: Não é a doença em si, mas a incapacidade de trabalhar que qualifica o segurado para o benefício.

Auxílio-Doença Emergencial: Durante a pandemia, muitos pedidos foram negados devido à inadequação dos laudos médicos enviados.

Sincronia entre Receita e INSS: É crucial que todas as informações cadastrais estejam corretas e atualizadas tanto no INSS quanto na Receita Federal.

Certidão do Tempo de Contribuição: A obtenção desse documento pode ser demorada, portanto, deve ser solicitada com antecedência.

Seja Breve no Pedido: Os pedidos devem ser claros e concisos, detalhando o que está sendo solicitado e as particularidades do caso.

Período de Graça: Muitos segurados desconhecem que podem continuar como segurados do INSS mesmo sem contribuir por um tempo definido legalmente.

Ouvidoria do INSS e Poder Judiciário: Caso o benefício não seja analisado em 45 dias, o segurado pode reclamar na ouvidoria ou buscar soluções no Poder Judiciário.

Saiba tudo sobre o Meu INSS

O Meu INSS é uma ferramenta criada para dar maior facilidade à vida do cidadão. Pode ser acessada pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e IOS).

Para conhecer, digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular, e tenha acesso a mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS, sem sair de casa.

É a Agência da Previdência Social na palma da sua mão!

Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha, no próprio site ou aplicativo

Cadastre-se!

 Para usar o Meu INSS, você deve ter uma conta ativa no gov.br

Com um único usuário e senha, você pode utilizar todos os serviços públicos digitais que também estejam no gov.br.

Para fazer o cadastro é preciso CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS. 

Dificuldade ou problemas no acesso?

Clique e consulte o FAQ (Dúvidas Frequentes) onde você pode obter informações sobre a criação da conta de acesso, manutenção da conta, recuperação de senha, entre outros. Você também pode tirar suas dúvidas ligando para a Central 135 (segunda a sábado, de 7h às 22h).

Conheça os serviços do Meu INSS

No Meu INSS você pode solicitar diversos serviços e benefícios sem sair de casa. E pode até enviar sua documentação digitalizada (escaneada) ou fotografada (por meio de foto tirada pelo celular). Após realizar a solicitação, você pode acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.

Veja alguns serviços que podem ser solicitados diretamente pelo Meu INSS:

  • Aposentadoria por Idade
  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Salário maternidade
  • Pensão por morte
  • Auxílio-doença
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal
  • Benefícios Assistenciais
  • Certidão de tempo de contribuição
  • Alterar local ou forma de pagamento
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido
  • Recurso e revisão
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