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Motivos de suspensão dos pagamentos mensais do INSS

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Motivos de suspensão dos pagamentos mensais do INSS Segundo os dados mais recentes dos boletins estatísticos da Previdência Social, o INSS suspendeu uma média de 28 mil pagamentos mensais de benefícios neste ano, destacando a necessidade de atenção por parte dos beneficiários para evitar interrupções.

Principais Motivos de Suspensão

Os principais motivos para a suspensão incluem a retomada da obrigatoriedade da prova de vida em junho deste ano e o intensivo programa de revisão para identificar irregularidades ou fraudes. Rômulo Saraiva, consultor previdenciário, afirma que, enquanto a prova de vida é um processo automático que pode levar a cortes rápidos, o “pente-fino” se tornou uma fonte significativa de queixas devido à interrupção de pagamentos.

Benefícios por Incapacidade

Especificamente para os benefícios por incapacidade, as suspensões muitas vezes ocorrem quando os segurados não agendam ou não comparecem às perícias médicas necessárias para a reavaliação de suas condições de saúde. Além disso, a falta de participação em programas de reabilitação profissional, destinados a capacitar os trabalhadores para desempenharem atividades compatíveis com suas limitações, também pode colocar a renda em risco.

Risco de Suspensão por Inatividade

Uma questão menos conhecida, mas igualmente importante, é o bloqueio temporário dos pagamentos devido à não movimentação dos valores depositados por mais de 60 dias. Segundo Saraiva, esse tipo de situação é frequentemente interpretado como um indicativo de que o beneficiário pode ter falecido, resultando no bloqueio do benefício até que a situação seja esclarecida.

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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vai suspender o benefício de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração por falta de prova de vida presencial. Desde fevereiro de 2022, cabe ao INSS comprovar que o cidadão está vivo. A procura por atendimento nas agências da Previdência ocorreu porque um comunicado (push) foi enviado pelo aplicativo Meu INSS e pela rede bancária para 2.961.868 segurados nascidos em janeiro e fevereiro que não tiveram seus dados validados durante o cruzamento de informações. No total, 4.351.557 pessoas com datas de aniversário de janeiro a março não tiveram suas informações confirmadas.

Cabe ressaltar, no entanto, que esse comunicado estava previsto na rotina para dar conhecimento ao aposentado e pensionista que ainda não foi encontrado em base de dados, por isso a comprovação de vida não foi confirmada.

Os aposentados e pensionistas não precisam se deslocar ao banco onde recebem o pagamento ou à uma agência da Previdência. O próprio INSS fará busca ativa. Ou seja, vai se dirigir ao endereço indicado no cadastro do segurado. Por isso, é importante manter os dados atualizados.

Importante: o cruzamento de dados do beneficiário do INSS com as informações na base do governo é necessário. Para não suspender benefícios aleatoriamente, como foi feito no passado, o INSS está em busca de mais bases de dados com diversos órgãos para ampliar o cruzamento de informações.