Últimas Notícias

Liesa sob nova direção: mulheres negras fazem parte pela primeira vez de diretoria que vai organizar desfiles

Empossada nesta sexta-feira, a nova diretoria da  Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), que comandará a organização dos desfiles das escolas do Grupo Especial pelos próximos três anos, vai contar pela primeira vez na história com três mulheres negras. Duas delas são ligadas à Mangueira. Evelyn Bastos, rainha de bateria da verde e rosa, é a nova diretora de cultura. Passista da mesma escola, Rafaela Bastos ocupa a diretoria de marketing. Já a diretoria de comunicação fica com Natália Louise, que foi assessora da mesma pasta na Beija-Flor, já tendo trabalhado anteriormente com Gabriel David, atual presidente da Liesa.

Troca de bastão na Liesa: herdeiros de bicheiros assumem comando de desfiles das escolas de samba no Rio

Mudança na Liesa: Perlingeiro deixa presidência, mas diz que segue sendo a voz oficial da apuração dos desfiles

Durante a posse, a rainha de bateria da Mangueira ficou emocionada e agradeceu ao presidente pela escola e mulheres negras para compor a diretoria da Liesa.

— É o meu campo, é a minha área de atuação. Minha primeira formação é educação física, mas preferi seguir (outra) carreira. Sou professora de História. Queria falar um pouquinho destas três mulheres que estão aqui neste momento tão importante para gente. As mulheres pretas, as mulheres negras são a base da nossa pirâmide social do país. São as mulheres que mais sofrem feminicídio, abandono. São as mulheres que sustentam as famílias no braço e a sociedade pede para que a gente seja cinco vezes mais habilidosas, para que a gente faça dez vezes melhor, para que talvez a gente tenha uma oportunidade. Então, mais uma vez a gente agradece ao presidente Gabriel David por ter dado oportunidade, por ter aberto esta porta — disse.

Além dos citados acima, também fazem parte da nova diretoria João Felipe Drumond, de 22. Novo diretor financeiro, ele é um dos filhos do falecido contraventor Luizinho Drumond, ex-presidente da Imperatriz Leopoldinense. João Drumond é aluno do 7º período de direito em uma universidade e faz ainda o curso de formação executiva financeira na Fundação Getúlio Vargas. A nova diretoria da Liesa vai contar ainda com o vice-presidente Pedro Gomes, de 36, sobrinho de Capitão Guimarães, e com o secretário Júnior Escafura, diretor de carnaval da Portela. 

Entre as novidades que vão ser estudadas pela Liesa e poderão valer, já para o carnaval 2025, está a realização de dois ensaios técnicos por escola. Atualmente cada agremiação tem direito de realizar apenas um ensaio. Durante a solenidade na Liesa foi anunciado ainda que, no próximo dia 23 de maio, será sorteado a ordem dos desfiles das escolas para o carnaval de 2025. O sorteio será na Cidade do Samba. A eleição que elegeu a nova geração responsável por comandar o carnaval carioca aconteceu na véspera da posse, nesta quinta-feira, e contou com a presença maciça de figuras conhecidas do jogo bicho. 

Perda no samba: Morre Anderson Leonardo, do Molejo, aos 51 anos

Julgamento: Bicheiro Piruinha é absolvido pela Justiça do Rio de acusação de ser mandante de assassinato de comerciante

Estiveram presentes nomes como Aniz Abrahão David, presidente de honra da Beija-Flor, e Aílton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, benemérito da Vila Isabel. Já os integrantes da chamada nova cúpula da contravenção, como são conhecidos os bicheiros Rogério de Andrade, da Mocidade Independente de Padre Miguel, e Adílson Coutinho Oliveira Filho, o Adilsinho, apontado como patrono da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, não estiveram na reunião e mandaram apenas representantes. Celso Luís Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, patrono da Unidos de Padre Miguel, que vai desfilar em 2025 no Grupo Especial, também foi outro que não compareceu ao evento.

To Top