Enem

Novas datas e períodos de inscrição para o Enem 2024

Enem Educação
rafapress/Shutterstock.com

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já tem datas marcadas para sua realização: 3 e 10 de novembro. Os interessados deverão registrar-se entre 27 de maio e 7 de junho, conforme anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13).

A inscrição, que deve ser feita através da Página do Participante no endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante, terá uma taxa de R$ 85, que pode ser quitada por boleto, PIX ou cartão de crédito até o dia 12 de junho. Vale destacar que até aqueles isentos da taxa precisam efetuar a inscrição para garantir sua participação no exame.

O Enem segue sendo um recurso crucial para o acesso ao ensino superior no Brasil, sendo pré-requisito para programas de auxílio estudantil do governo e utilizado pelas instituições de ensino na seleção de candidatos.

As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, iniciando no dia 3 de novembro com questões de linguagens, ciências humanas e a redação. No segundo domingo, 10 de novembro, os participantes enfrentarão questões de matemática e ciências da natureza. Os portões abrirão ao meio-dia e as provas começarão às 13h30, seguindo o horário de Brasília.

Além da inscrição, os participantes devem preencher um questionário socioeconômico e, se necessário, solicitar tratamento pelo nome social ou atendimento especializado dentro do período estipulado.

Este ano, o Inep também informará os locais de prova em uma data ainda a ser anunciada, e o resultado final será divulgado em 13 de janeiro de 2025.

To Top