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Agências do INSS do Centro-oeste de Minas se tornam digitais

Nesta semana as Agências do INSS em Lagoa da Prata e Santo Antônio do Monte passaram a atender o público por meio de uma nova modalidade de atendimento – o INSS Digital. E nos dias 23 e 26 de abril será a vez das unidades em Bambuí e Piumhí, respectivamente, se tornarem digitais. As quatro Agências são responsáveis pelo atendimento de quase 200 mil habitantes da região Centro-oeste de Minas Gerais.

“Com o INSS Digital, os processos se tornam todos eletrônicos, acabando com os processos físicos em papel. No momento do atendimento na Agência, o segurado tem a sua documentação digitalizada sem precisar deixar cópia dos documentos no INSS”, explica o gerente-executivo substituto do INSS em Divinópolis, Rodrigo Noronha. Outra vantagem do é a tramitação eletrônica do processo, que pode ser acompanhada pelo segurado.

O novo modelo foi implantado na unidade de Lagoa da Prata nesta quinta (19). Já os segurados de Santo Antônio do Monte já estão sendo atendidos no novo formato desde terça (17). “Todos os cidadãos que foram atendidos em Samonte nessa terça saíram da Agência com a senha de acesso ao Meu INSS para que pudessem usufruir de todos os serviços oferecidos pelo Instituto na internet, inclusive averiguar o passo a passo do pedido de benefício protocolado na Agência”, destaca Rodrigo.

No centro-oeste de Minas as Agências de Dores do Indaiá e Arcos foram as primeiras a implantarem o INSS Digital, em dezembro. As unidades são vinculadas à Gerência-Executiva do INSS em Divinópolis, responsável pelo funcionamento de 21 agências no centro-oeste e no sudoeste mineiro. A previsão é que o INSS adapte todas as agências do país para o modelo digital até o final do ano.

Portal

O projeto INSS Digital é a base de um processo mais amplo cujo objetivo é facilitar a vida do cidadão, de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar até uma agência. Além disso, através dos canais remotos – Portal INSS (www.inss.gov.br) e Central de Teleatendimento 135 – o cidadão pode acompanhar, em tempo real, as etapas da análise dos seus processos.

Um dos produtos do INSS Digital é a Central Meu INSS (meu.inss.gov.br), que oferece serviços pela internet, como realização de requerimento de salário-maternidade e aposentadoria por idade, agendamento de atendimento, consultas a documentos e retirada de extratos. O aplicativo do site também está disponível para celulares com sistema operacional Android.

Parcerias

O INSS Digital abrange também o estabelecimento de parcerias entre o Instituto e organizações representativas, públicas ou privadas, para facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos. Com isso, o segurado vinculado a uma dessas organizações passa a fazer o pedido de benefício diretamente na entidade, sem precisar ir a uma Agência do INSS. Os processos relativos a essas parcerias serão enviados eletronicamente para os polos de análise, unidades que trabalham exclusivamente com requerimento eletrônico e que funcionam nos espaços internos administrativos do INSS nos estados.

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