As inscrições para as 106.252 bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2018 podem ser feitas a partir desta segunda-feira (20) pela página específica na Internet. São 18.070 vagas de bolsas integrais e 88.182 de bolsas parciais de 50%.  

Os alunos que estão matriculados nas instituições de educação superior precisam realizar o registro até 28 de setembro. Já para os estudantes não matriculados, o prazo de inscrição vai até 24 de agosto. 

Destinação 

As bolsas integrais são direcionadas aos estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Por outro lado, as parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos. Podem concorrer às bolsas do ProUni brasileiros sem diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota superior a 450 pontos e sem ter zerado a prova de redação. 

O candidato precisa, ainda, atender a pelo menos um desses requisitos: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral, ter alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa. 

Gabaritos do Encceja já estão disponíveis para consulta

O gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação foi aplicada em todo o País em 5 de agosto.

Foram liberados, para o Ensino Fundamental, os gabaritos das provas de Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática. Já para o Ensino Médio, os gabaritos são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física); e Matemática e suas Tecnologias.  

O exame 

O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. Antes, a certificação para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) era feita por meio de provas realizadas pelas secretarias municipais ou estaduais de educação, outra opção para obtenção do certificado. 

Inscrições para bolsas remanescentes do ProUni começam nesta segunda (20)
To Top