Últimas Notícias

No dia de Santa Edwiges, confira dicas e simpatias para sair do vermelho

Santa Edwiges, a padroeira dos endividados, nunca deve ter recebido pedidos no seu dia, quanto nesta terça-feira, dia 16. Neste data, muitos brasileiros com problemas financeiros recorrem aos céus para tentar sair do vermelho. Mas, este ano, a situação é mais crítica. Segundo dados da Serasa Experian, em agosto, o número de inadimplentes em todo o país atingiu a marca de 61,5 milhões de consumidores.

Para ajudar esses endividados, o EXTRA ensina simpatias e dá dicas de especialistas para entrar no azul (confira abaixo). Com a proximidade da virada, quem está com o nome sujo na praça quer logo organizar as finanças pessoais para entra no próximo ano sem dor de cabeça.

Simpatias

– Carregue uma imagem de Santa Edwiges na carteira. Na última sexta-feira de cada mês, ofereça ajuda para três pessoas que você encontrar na rua. Ao chegar em casa, reze uma Ave-Maria para a santa, reforçando seu pedido.

– Acenda com cuidado uma vela branca em um pires e coloque uma moeda de baixo valor ao lado. Reze uma Salve-Rainha, pedindo o que deseja a Santa Edwiges. Quando a vela terminar de queimar, embrulhe a moeda e o que restou da vela em um pedaço de pano branco. Lave e utilize o pires normalmente. Carregue o patuá (embrulho) sempre com você, na bolsa ou na carteira.

– Coloque cinco colheres (sopa) de terra adubada dentro de um potinho de barro. Enterre três dentes de alho e três moedas de qualquer valor nele. Depois, cubra com folhas de arruda e jogue, por cima, grãos de arroz, milho e feijão. Lave bem as mãos e deixe o pote em um lugar da sua casa fora do alcance de crianças ou animais de estimação. Guarde pelo tempo que achar necessário.

– Coloque as contas que não foram pagas ao lado de um pires e acenda com cuidado uma vela branca sobre ele, oferecendo a Santa Edwiges (protetora dos endividados). Reze, em seguida, um Pai-Nosso e uma Ave-Maria a santa. Assim que pagar as dívidas, compre seis rosas brancas e deixe-as em uma igreja, de preferência aos pés dessa santa.

Dicas da Serasa Experian

Segundo a Serasa Experian, os consumidores endividados enfrentam restrição de crédito e até a suspensão de serviços, como fornecimento de energia elétrica. Mas a entrada de recursos extras, como o adiantamento do 13º salário, pode ser uma oportunidade para quitar as dívidas.

O primeiro passo para retirar o nome dos serviços de proteção ao crédito, aconselham especialistas em finanças pessoais, é fazer o levantamento das dívidas. As contas urgentes (aquelas com juros elevados ou que podem interromper algum serviço básico) têm prioridade.

A Serasa Consumidor, startup que faz parte da Serasa Experian, relançou o portal Serasa Limpa Nome, para negociação de dívidas pela internet. Basta se cadastrar no site, verificar se o credor está disponível na plataforma e consultar as condições para o pagamento da dívida. A Serasa espera que a plataforma ajude 27 milhões de pessoas a renegociarem seus débitos.

Confira algumas sugestões:

Anote tudo

Para ter o controle de suas contas, lembre-se de anotar todos os gastos. Assim, você saberá exatamente para onde seu dinheiro está indo. Outro ponto é não se perder em meio a vários pagamentos que precisam ser feitos.

Crie metas

Um dos seus objetivos para 2018 pode ser sair das dívidas até o fim do ano. Com essa meta em mente, você pode separar as dívidas prioritárias e criar estratégias, como o pagamento das contas mais caras ainda no primeiro semestre. Além disso, você também pode dividir as metas por mês, e dar um passo de cada vez.

Organize o orçamento

Uma atitude fundamental para sair do vermelho e se livrar das dívidas é organizar o orçamento. Você pode usar um aplicativo de telefone, uma planilha do computador ou mesmo um caderno. O importante é que você anote todo o dinheiro que recebe no mês e todos os gastos.

Corte gastos desnecessários

Enquanto você está com dívidas, fica difícil realizar sonhos maiores. Então, por um período será necessário apertar o cinto e cortar alguns gastos. Lembre-se das pequenas economias, como: apagar a luz do quarto quando sair; colocar o chuveiro na posição verão no período de calor; e juntar as roupas para usar a máquina de lavar na capacidade máxima. O estilo de vida e as necessidades de cada família vão indicar que gastos podem ser cortados.

Negocie com os credores

Com o orçamento em ordem, os corte de gastos ou uma renda extra, procure seus credores. Com dinheiro na mão é mais fácil negociar e conseguir desconto.

Priorize as dívidas com maior juros

Se você tem mais de uma dívida, temos dicas para saber qual deve pagar primeiro. O importante é dar prioridade para as dívidas que têm os maiores juros para não virar uma bola de neve.

Pesquise antes de comprar

Essa é uma dica que serve para todos os consumidores, mas para quem está com dívidas é fundamental! Pesquisar antes de comprar qualquer produto é a garantia de que você vai encontrar o melhor preço e, claro, economizar. Mesmo se o que pretende adquirir é um empréstimo para quitar uma dívida, é preciso pesquisar. E também temos dicas para quem está buscando crédito e quer encontrar as melhores ofertas.

Conheça a oração de Santa Edwiges

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Senhor meu Deus, Todo-poderoso, Criador do céu e da terra, Vós que tudo regulais em justiça e misericórdia, aceitai a prece que humildemente Vos dirijo por intermédio de Santa Edwiges, vossa serva, que tanto Vos amou na Terra e que usufrui da graça de contemplar Vossa divina face.

Santa Edwiges, socorrei-nos em nossas necessidades. Por amor a Jesus Crucificado, fazei vossas, minhas aflições e minhas angústias, apressai-vos em socorrer-me. Santa Edwiges, por vossa santa vida, por vossa santa morte, fazei vossas, minhas aflições e minhas angústias, apressai-vos em socorrer-me. Amém.

Santa Edwiges, protetora dos endividados, rogai por nós. Fonte Jornal Extra

To Top