Últimas Notícias

Black Friday: cartão virtual é opção para compras mais seguras em 2018

Black Friday: cartão virtual é opção para compras mais seguras em 2018. O roubo de dados de pessoais e financeiros são os riscos mais frequentes a que se submetem os consumidores durante grandes ofertas do e-commerce, como a Black Friday. Verificar a reputação da loja e conferir se o endereço virtual é verdadeiro são medidas recomendáveis, mas uma das soluções mais seguras para as compras on-line são os cartões virtuais, diz a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O cartão virtual é gerado exclusivamente para uma compra (que pode ser de um ou vários itens), sendo desabilitado após a conclusão da operação. Esse procedimento, destaca a Febraban, impede que o cartão seja clonado e usado posteriormente.

Rubens Fogli, diretor de Negócios Digitais do Itaú Unibanco, diz que o banco identificou, há cerca de três anos, que 60% das pessoas que não faziam compras pela internet alegavam sentir insegurança em ter os dados do cartão expostos.

— Foi aí que criamos o cartão virtual, cujo número é diferente do número do plástico que se tem na carteira e é válido para somente uma compra específica e por 48 horas. A principal função desse produto, que é uma das opções mais seguras para compras no ambiente digital, é proteger o cliente de fraudes. Outra vantagem é a comodidade: nem sempre as pessoas estão com sua carteira, e gerar o número do cartão virtual ficou muito fácil pelo celular, que é algo que geralmente está do nosso lado — explica Fogli, acrescentando que novembro do 2017 foi o recorde de uso dos cartões virtuais pelos clientes do banco.

Entenda o que é como funciona o cartão virtual:

O que é

O cartão virtual é um número de cartão temporário, gerado pelo aplicativo banco. Não é preciso estar com o seu cartão físico em mãos para gerar o virtual. Esse número exclusivamente para compras pela internet (em sites do Brasil e do exterior) ou por telefone.

Como gerar o cartão virtual

Você pode gerar o cartão virtual no app do banco. Na maioria das instituições financeiras é preciso ser correntistas para fazer essa operação.

Como usar o cartão virtual

O cartão virtual vale para uma única compra. Por isso, não deve ser usado para assinatura de serviços com pagamento mensal, como revistas, jornais, canais de TV, sites de conteúdo, músicas e filmes.

Validade do cartão

O cartão virtual é válido por 48 horas, a partir do momento em que for gerado ou para uma única compra.

Limite do cartão

O limite do cartão virtual costuma ser o mesmo do seu cartão físico.

Fatura

As compras feitas com o cartão virtual normalmente são apresentadas na mesma fatura do seu cartão de crédito.

Desbloqueio do cartão

Não precisa desbloquear, você pode usar o cartão assim que o seu número for gerado.

Compra parcelada

Na maioria das vezes a compra pode ser parcelada conforme a possibilidade do estabelecimento comercial. Fonte Jornal Extra

To Top