TopNews

IPVA terá boletos liberados a partir desta 6ª feira e o seguro DPVAT em 2019

IPVA terá boletos liberados a partir desta 6ª feira e o seguro DPVAT em 2019. Com alíquotas que chegam a até 4% do valor dos veículos na tabela Fipe, o IPVA terá liberada a emissão de guias a partir da próxima sexta-feira, dia 11. No caso do DPVAT, o pagamento já pode ser feito e os custos totais vão de R$ 16,21 (carros de passeio) a R$ 84,58 (motocicletas).

Obrigatório para todos os proprietários de veículos do país, o DPVAT pago agora tem validade para o resto do ano e é emitido por meio do site https://pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br/. Carros de passeio e outros veículos similares pagam o menor valor da tabela, enquanto a cota máxima é reservada a motos e similares.

Para emitir o boleto, o motorista deve informar o número do Renavam, o CPF (ou o CNPJ, no caso de carros pertencentes a empresas), estado de emplacamento e a placa do veículo.

Já a emissão da Guia de Regularização de Débitos (GRD) do IPVA poderá ser feita por meio do site do Bradesco ( www.bradesco.com.br), onde também será possível imprimir os papéis relativos às taxas de licenciamento anual e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) — que terão uma cobrança em separado. Carros, motos e caminhões pagarão diferentes valores.

Cálculos do governo do estado apontam que o IPVA 2019 sairá, em média, 3,23% mais barato em 2019, na comparação com 2018. Quando a conta considera apenas automóveis, a variação negativa de um ano para o outro cai para 3,13%. No caso das motos, o imposto custará 3,19% a menos neste ano.

Como calcular

Desconto para cota única

Em 2019, quem pagar o IPVA de uma vez só terá um abatimento de 3% no valor total.

Número de parcelas

O imposto pode ser dividido em até três vezes. Quem optar pelo parcelamento máximo vai pagar a última cota entre os dias 22 de março e 9 de abril — de acordo com o dígito final da placa do respectivo veículo.

Calendário de pagamento

A primeira parte (ou a cota única) do IPVA das placas com final 0 vence no próximo dia 21. Nos 9 dias posteriores, estão programados os vencimentos dos veículos com placas com final entre 1 e 9, por ordem numérica.

Aqueles que optarem pelo parcelamento terão os outros boletos vencendo entre os dias 20 de fevereiro e 8 de março e 22 de março e 9 de abril.

Reajuste

O IPVA é reajustado com base na tabela Fipe, que calcula o valor venal dos veículos. Por isso, a tendência é que os proprietários paguem menos a cada ano.

Porém, revisões e ajustes na conta podem levar o imposto a aumentar de um ano para o outros. Nesses casos, é possível pedir que o valor seja revisto por meio das repartições fiscais do Detran-RJ no interior do estado ou da Inspetoria de Fiscalização Especializada de IPVA, que atende nos telefones (21) 2334-4925, 2334-4926, 2334-4927, 2334-4928, 2334-4500 e fica na Rua Visconde do Rio Branco 22, no Centro do Rio. Fonte Jornal Extra

To Top