Últimas Notícias

Inscrições gratuitas para Cursos de educação a distância que estão abertas em 2019

Como trazer mais tráfego para seu site? 4 formas de trazer novos leads para seu negócio

Inscrições gratuitas para Cursos de educação a distância que estão abertas em 2019. O Portal de Educação a Distância do Ministério da Cidadania está com inscrições abertas para cursos de capacitação. Gestores e técnicos estaduais e municipais que atuam com políticas públicas voltadas à área social podem participar de um das 21 modalidades oferecidos on-line.

A grade conta com 8 novas capacitações, entre elas a de Controle Social e a de Compras da Agricultura Familiar por Órgãos Públicos, na modalidade Compras Institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA. Todos os cursos estão divididos por áreas de interesse da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, como Bolsa Família e Cadastro Único, Criança Feliz e Assistência Social. Desde o lançamento do Portal EaD, em 2011, 57.570 participantes foram aprovados – desse total, cerca de 15 mil após o lançamento do novo portal, em 2017.

O secretário de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), Vinícius Botelho, diz que o objetivo do portal é proporcionar capacitação permanente e auxiliar os novos gestores e técnicos na execução das políticas para atender melhor os usuários. “Além de disponibilizar conteúdo de qualidade, os cursos atuam também como um canal de esclarecimento de dúvidas, para que os serviços sejam oferecidos da melhor maneira possível ao público”, reforça. 

Ainda de acordo com Botelho, a ideia é aumentar a oferta de capacitações. “Os cursos são avaliados e monitorados continuamente. Neste momento, estamos em um trabalho de aproximação com os municípios para demonstrar o quanto os cursos ajudam na execução da política lá na ponta.”

Exemplo – A técnica do Cadastro Único Sílvia de Melo sabe bem a importância dos cursos em sua rotina. Ela trabalha no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Presidente Kennedy (ES) e já realizou quase todos os cursos oferecidos no portal. Além de esclarecer as dúvidas, o formato simples e direto facilita na hora do aprendizado. “Os cursos são ótimos porque esclarecem dúvidas que surgem no dia a dia e coincidem com a minha realidade. Atuo no Bolsa Família, mas gosto de me informar sobre as outras áreas de desempenho da pasta”, afirma.  

Fique atento – O Portal de Educação a Distância está disponível no endereço mds.gov.br/ead. Todos os cursos são abertos aos cidadãos. Para ter acesso, basta fazer um cadastro com CPF e senha. As inscrições encerram no dia 20 de fevereiro e os participantes têm até o fim do mesmo mês para concluírem as atividades. Ao ser aprovado, o usuário pode emitir um certificado de participação.  Também é possível acessar, a qualquer momento, tutoriais que ajudam a tirar dúvidas sobre os temas tratados nas capacitações.

NOVOS CURSOS
Introdução à Avaliação de Impacto para Programas Sociais: noções introdutórias sobre avaliação de impacto e os aspectos práticos do desenho desse tipo de avaliação
Controle Social: participação e controle social no âmbito da assistência social
Marco Regulatório das Organizações a Sociedade Civil: gestão de parcerias entre o poder público e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs)
Compras da agricultura familiar por Órgãos Públicos – PAA – Compra Institucional: os procedimentos para realização de compras institucionais no âmbito do PAA
Série Ideias na MesaCurso “Educação Alimentar e Nutricional: uma estratégia para a promoção do direito humano à alimentação adequada nos Serviços Socioassistenciais”Curso “Metodologias ParticipativasCurso “Jogos na Mesa”Curso “Educação Alimentar e Nutricional: uma estratégia para a promoção do direito humano à alimentação adequada”Curso “Qualificando a oferta de alimentação adequada e saudável no âmbito de entidades atendidas pelo PAA”
DEMAIS CURSOS
BOLSA FAMÍLIA E CADASTRO ÚNICO
Fiscalização do Recebimento Indevido de BenefíciosIGD-M – Teoria e práticaIntrodução ao Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC)Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família (SICON)SIGPBF – Aplicativo de Adesão MunicipalSIGPBF – Aplicativo Controle de AcessoSIGPBF – Aplicativo de Formulários (SASF)SIGPBF – Aplicativo de Transmissão de Arquivos: Upload/DownloadSIGPBF – Integração de Sistemas
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Elaboração do Plano de Educação Permanente do SUAS (PEP-SUAS
PROGREDIR – INCLUSÃO SOCIAL E PRODUTIVA
Gestão de Finanças Pessoais
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Orienta Plansan
OUTROS
Planejamento e Orçamento Governamentais

*Por Carolina Graziadei

To Top