Parceria entre SP e AWS leva ensino de computação em nuvem a Etecs e Fatecs

52

Reunião na Amazon, com Gregg Zehr

resumo em 3 tópicos

  • acordo entre Centro Paula Souza e plataforma de computação em nuvem da Amazon irá oferecer acesso ao ambiente de aprendizagem virtual da AWS
  • medida beneficia sobretudo alunos do eixo de Tecnologia e Comunicação
  • futuros cursos irão impactar milhares de jovens e adultos

O Governador João Doria assinou, na tarde desta sexta-feira (22), um acordo de colaboração entre o Centro Paula Souza e a AWS que irá oferecer acesso ao ambiente de aprendizagem virtual da AWS, plataforma de serviços de computação em nuvem da Amazon, para todos os alunos do Centro Paula Souza, sobretudo do eixo de Tecnologia e Comunicação.

“Assinamos hoje um acordo envolvendo o trabalho do Centro Paula Souza e da AWS para um programa que disponibiliza acesso a tecnologias para os estudantes das Fatecs e das Etecs. Estamos levando aos alunos o que há de mais moderno na área de tecnologia sendo desenvolvido no mundo”, disse Doria em seu terceiro dia de agenda nos Estados Unidos. “O programa está em processo de treinamento e começa oficialmente em primeiro de janeiro de 2020”, anunciou.

As primeiras Etecs e Fatecs a serem beneficiadas serão definidas em plano de trabalho que será elaborado, a partir da assinatura desta parceria. Cerca de 200 professores e 20 mil alunos devem ser beneficiados na primeira etapa do projeto.

“Com a AWS vamos ter um ambiente de aprendizado virtual, focado na computação em nuvem. Nossos alunos terão acesso a essa computação em nuvem. Além disso, a AWS respondeu ao edital do Minha Chance, e estamos trabalhando juntos na customização e formação de cursos de computação em nuvem para novas tecnologias”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. “Já estamos inclusive começando um piloto para nossos jovens do ensino médio, pelo programa Novotec”, disse.

A empresa respondeu ao edital para customização de cursos técnicos voltados a tecnologia e empregabilidade. Os futuros cursos irão impactar milhares de jovens e adultos de toda a cadeia produtiva de datacenter e tecnologia.

No caso dos cursos do Novotec, o currículo da qualificação profissional de computação em nuvem de 200h oferecida aos alunos de escolas estaduais também está sendo construído numa parceria do CPS e da AWS.

O post Parceria entre SP e AWS leva ensino de computação em nuvem a Etecs e Fatecs apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.