Economy

Açúcar bruto tem leve queda na ICE com real mais fraco; café arábica avança

LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar bruto na ICE recuaram levemente nesta sexta-feira, pressionados pelo enfraquecimento do real e pelas vendas por produtores, embora novos ganhos ainda estejam no horizonte, com expectativas de que fundos possam começar a construir posições compradas em meio ao aperto da oferta.

AÇÚCAR

* O contrato março do açúcar bruto fechou em queda de 0,01 centavo de dólar, para 13,54 centavos de dólar por libra-peso, após bater máxima de mais de um ano na semana passada, a 13,67 centavos.

* Agora, fundos já cobriram grandes posições vendidas líquidas, que chegaram a ultrapassar os 200 mil lotes no início de novembro.

* Operadores disseram que é provável um avanço em direção a posições compradas líquidas, diante do aperto da oferta e de condições macroeconômicas favoráveis, como o real mais forte e as altas nos preços do petróleo. Ainda assim, os fundos têm tido uma abordagem comedida nas compras, já que vendas de excessos de estoques por produtores continuam relativamente elevadas.

* Um déficit global é amplamente previsto para a atual safra 2019/20. O Rabobank disse em relatório nesta semana que passou a prever um déficit de 8,2 milhões de toneladas nesta temporada.

* O açúcar branco para março encerrou a sessão estável, a 358,50 dólares por tonelada.

CAFÉ

* O contrato março do café arábica fechou em alta 3,5 centavos de dólar, a 1,3070 dólar por libra-peso.

* O vencimento avançou para uma máxima de 1,3840 dólar na terça-feira, seu maior valor em mais de dois anos, mas desde então recuou quase 10%, em um mercado volátil e com volumes mais baixos devido à temporada de festas.

* Os preços subiram cerca de 35% desde meados de outubro, apoiados por compras por fundos em meio ao aperto na oferta, com os estoques de arábica certificados pela ICE recuando e um déficit global sendo amplamente previsto para 2019/20.

* “Acho que a alta foi exagerada. Se você observar os níveis de estoque, ainda há café suficiente para atender à demanda. Os preços estão se acomodando de leve”, disse Casper Brugering, analista do ABN Amro.

* O café robusta para março avançou 7 dólares, para 1.374 dólares por tonelada.

(Por Maytaal Angel)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFBJ1R6-BASEIMAGE

To Top