X

Pompeo afirma que haverá mais ações dos EUA para apoiar Guaidó na Venezuela

Por Humeyra Pamuk e Oliver Griffin

BOGOTA (Reuters) – Os Estados Unidos adotarão mais medidas para apoiar o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó, disse nesta segunda-feira o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, depois de se encontrar com o venezuelano em Bogotá, durante conferência regional contra o terrorismo.

A Venezuela, que está sofrendo sob a liderança do presidente Nicolás Maduro um colapso econômico e uma hiperinflação, é um Estado falido, disse Pompeo.

Guaidó, reconhecido como presidente legítimo de seu país por mais de 50 países, incluindo Estados Unidos e Brasil, desafiou uma ordem judicial para viajar à Colômbia.

“Eu esperaria totalmente que os Estados Unidos adotem mais ações para continuar a apoiar o presidente Guaidó e o povo venezuelano”, disse Pompeo a jornalistas.

“Não falamos sobre sanções específicas, mas todos podem esperar que os Estados Unidos não encerraram” suas ações, acrescentou Pompeo, sem especificar quais medidas serão tomadas por Washington.

Relacionadas

Pompeo se recusou a discutir se os Estados Unidos estão preparados para impor sanções à Rússia por seu apoio a Maduro.

Guaidó viajará para Davos, na Suíça, para participar do Fórum Econômico Mundial.

“Teremos importantes reuniões na Europa, na União Europeia e especificamente em Davos”, disse Guaidó a jornalistas. “Existem forças que são incontroláveis, como as que buscam a democracia.”

No entanto, há pouca chance de a excursão de Guaidó romper o impasse na Venezuela, uma vez que os militares continuam apoiando o governista Partido Socialista e Maduro tem se mostrado resiliente às sanções dos EUA.

“Para nós, é absolutamente irrelevante que um lacaio foi encontrar seus senhores na Colômbia”, disse o vice-presidente do Partido Socialista, Diosdado Cabello, em uma entrevista coletiva em Caracas, referindo-se a Guaidó. “Ele não tem alcançado nada que prometeu.”