Benefícios

IPTU: Saiba qual a melhor opção para pagamento

IPTU: Em São Paulo consulta já esta liberada

IPTU: Saiba qual a melhor opção para pagamento. O pagamento à vista com desconto de 3% acaba sendo mais vantajoso para quem tem o recurso. Já o parcelamento pode ser em dez vezes. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale 

IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de São Paulo começa a vencer neste sábado, dia 1º de fevereiro. O imposto deste ano está 3,5% mais caro – reajuste abaixo da inflação. Mas o pagamento à vista dá desconto de 3%.

Saiba quando fazer compra à vista ou parcelada

 Caso seja escolhido o parcelamento, poderá ser feito em até dez vezes. Nesse caso, a primeira parcela deve ser quitada entre os dias 9 e 14 de fevereiro.

Quem tem uma reserva deve optar pelo pagamento à vista, segundo o coordenador dos cursos de pós-graduação da Fipecafi, Estevão Alexandre. “Com a queda da taxa de juros é mais favorável pagar à vista, além de não ter que se preocupar em lembrar de fazer o pagamento todos os meses”, afirma.

O prazo para receber seu Benefício do INSS: Confira

Com a queda da Selic – taxa básica de juros que está em 4,5% ao ano – , se a pessoa optar por investir o dinheiro do pagamento total do IPTU e fazer quitação parcelada, não ganhará nada ou terá poucos rendimentos.

“É importante fazer um planejamento, verifiar se tem o recurso, se não vai precisar usá-lo para alguma emergência, lembrando que no período tem pagamento de IPVA, matrícula de escola e material escolar. É importante ficar atendo se o pagamento cabe no orçamento”, orienta Alexandre.

Em meio a disputa judicial, os valores do DPVAT começarão a ser cobrados

Calendário

O calendário de pagamento é de acordo com a data de entraga da notificação ao contribuinte. Para saber o dia de vencimento e o valor das prestações, é possível acessar o site.

Reprodução/Secretaria Municipal da Fazenda

A Secretaria da Fazenda diz que não haverá envio mensal de boleto. A medida já havia sido adotada em outros anos. O contribuinte que optar pelo parcelamento vai receber em um único formulário com todos os boletos, que poderão ser pagos mensalmente, conforme o vencimento de cada parcela.

É preciso ter cuidado para identificar corretamente o boleto a ser pago em cada vencimento. Para saber o dia de vencimento e o valor das prestações, é possível acessar o site. 

O reajuste, válido para cerca de 3,5 milhões de imóveis cadastrados na capital, aplica-se aos valores unitário de metro quadrado de construção e de terreno e também sobre os valores das multas provenientes da prática de ilícitos administrativos tributários e os valores venais de referência.

A gestão municipal prevê arrecadar R$ 11,1 bilhões com o IPTU em 2020 – valor 7,5% superior ao orçado em 2019. Para 2020, o orçamento total da cidade terá 14% de aumento, chegando a R$ 68,9 bilhões.

Fonte: R7

To Top