Asia

Cães de todas as idades enfrentam disputa dura em exibição nos EUA

Por Gabriella Borter

NOVA YORK (Reuters) – Pelos padrões de sua raça, King estava na meia-idade quando derrotou no ano passado concorrentes caninos mais jovens e conquistou o título mais renomado da terra dos pedigrees – o “Melhor em Exibição” do Westminster Kennel Club.

Mas o terrier Wire Fox, dois anos mais velho do que a idade média dos vencedores da última década e candidato à categoria de “veterano” do American Kennel Club, nunca teve aparência melhor do que quando venceu o prêmio alfa de exibições de cães aos 7 anos e 4 meses.

“Prefiro exibir um cão mais velho, um cão maduro como este, porque são mais firmes e mais confiáveis”, disse o treinador de King, Gabriel Rangel, em uma entrevista.

Os cães de idades entre 3 e 6 anos têm mais chances de vencer o prêmio cobiçado porque já viveram o suficiente para adquirir experiência em apresentações e maturidade, mas ainda não ultrapassaram seu auge físico, disseram especialistas em comportamento animal e em apresentações.

Os concorrentes do “Melhor em Exibição” são preparados desde o nascimento, mas precisam estar totalmente crescidos porque são julgados com base em sua conformação física ao protótipo de sua raça – até o último milímetro.

A maioria das raças atinge a maturidade física entre o primeiro e o segundo ano de vida. Normalmente elas precisam de ao menos mais um ano para “fazer campanha”, ou participar de apresentações semanais para criar uma reputação, antes de entrarem nas grandes competições.

A 144ª edição do Westminster Kennel Club deve começar neste final de semana e culminar na terça-feira com a competição “Melhor em Exibição” no Madison Square Garden de Nova York.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG1613P-BASEIMAGE

To Top