Benefícios

Vai se casar? Veja 10 dicas para economizar na organização casamento

casamento

Vai se casar? Veja 10 dicas para economizar na organização casamento. Quem casa quer… festa! Realizar um casamento com cerimônia e recepção de convidados é o sonho de muitos noivos, que devem planejar o evento dentro da realidade financeira do casal — caso contrário, o início da vida a dois pode se transformar em um mar de dívidas. Embora os gastos sejam muitos, é possível economizar em vários aspectos da celebração e, assim, conseguir organizar um acontecimento inesquecível sem ficar no vermelho. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

O mais importante para reduzir as despesas é começar a fazer tudo com antecedência, para que haja mais tempo para procurar fornecedores, pedir orçamentos, conhecer os serviços oferecidos e selecionar as opções com melhor custo benefício. Com calma, também dá para conseguir mais recursos financeiros e parcelar os pagamentos com condições vantajosas. A dica é da produtora e organizadora de casamentos Sylvia Queiroz, autora do livro “Casamentos – Manual de planejamento, produção e organização”. Confira abaixo outras recomendações da especialista para noivos que querem festejar sem estourar o orçamento.

Carta de Concessão do INSS pela Internet: Veja se é possível

1 – A parte de alimentação e bebidas para os convidados é a mais onerosa na organização do casamento. Para economizar, Sylvia Queiroz recomenda a escolha de espaços para festas que ofereçam serviço de bufê. Quanto mais completo for o pacote — com bebidas, bolo e doces, por exemplo —, melhor. Fugir do serviço empratado e priorizar o serviço americano, quando as pessoas se servem, diminui o custo da contratação de garçons.

2 – As bebidas alcoólicas para a festa devem ser compradas em esquema de consignação, ou seja, quando se paga apenas pelo que for consumido. O uísque também pode ser consignado, mas custa mais caro. O melhor é comprar no free shop, aconselha a produtora e organizadora de casamentos. Para que a consignação realmente resulte em economia, o bufê deve gelar conforme a demanda, já que bebidas geladas contam como consumidas.

3 – Contratar um planejador de casamentos ajuda a economizar, já que ele tem maior poder de negociação junto aos fornecedores do que os noivos. Graças aos conhecimentos do profissional, o casal também evita gastos desnecessários com deslocamento até fornecedores que não se encaixam em seu perfil financeiro.

4 – Realizar a cerimônia e a festa no mesmo local é uma boa opção para reduzir a despesa. O ideal é escolher um espaço bonito e agradável, com plantas e mobiliário interessante. Assim, dá para gastar menos na compra de itens para decoração.

5 – De acordo com Sylvia Queiroz, pagamentos à vista costumam render descontos de até 10% na organização do casamento. Pechinchar é permitido, mas abatimentos muito altos podem esconder problemas com a qualidade do serviço ou do produto. Portanto, todo cuidado é pouco para não estragar a celebração.

6 – A melhor forma de economizar na compra das flores para decoração é escolher aquelas que estiverem disponíveis em grande quantidade quando o casamento for realizado. Flores fora de época são bem mais caras. Deve-se evitar casar nos meses de maio, junho e setembro, quando os preços estão mais altos. Centrais de abastencimento, mercados municipais e cooperativas de flores são locais onde se encontram ofertas com mais facilidade.

7 – Vale a pena visitar lojas do comércio popular para procurar embalagens para docinhos, tecidos, itens para lembrancinhas e objetos para decoração. Dependendo da quantidade desejada, é possível pagar o preço de atacado, o que barateia a compra. Usar arranjos de mesa pequenos — suculentas, por exemplo —, que decoram e viram lembrancinhas no fim da festa, é uma solução econômica.

Veja o que fazer se seu Patrão não pagar o INSS corretamente

8 – Segundo a produtora e organizadora de casamentos, optar por copos, sousplats (bases para pratos) e toalhas coloridos traz mais cor e movimento à decoração. Com isso, já é possível reduzir o gasto com flores. Também é importante dar preferência à colocação de mesas maiores — com dez lugares em vez de oito, por exemplo — no salão da recepção: assim, dá para economizar na quantidade de arranjos e no número de garçons.

9 – Os tradicionais convites de papel podem ser dispensados se a cerimônia e a festa forem diurnas e informais, afirma Sylvia Queiroz. Hoje, há várias opções de sites de casamento em que os noivos podem colocar as informações importantes para os convidados e, assim, eliminar custos de impressão e envio. Para eventos noturnos, a especialista recomenda a escolha de modelos de convites simples e pequenos, mas elegantes.

10 – Para animar a festa, contratar um DJ tende a ser mais econômico do que uma banda. E fechar com uma única empresa os serviços de fotografia e vídeo diminui a despesa com as recordações do casamento.

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 360% após eleição de Bolsonaro, diz IBGE

To Top