Africa

Açúcar bruto avança na ICE com aperto da oferta; café recua

NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar bruto negociados na ICE avançaram nesta sexta-feira, impulsionados pelo aperto da oferta e por ganhos generalizados em mercados de commodities, enquanto o café arábica e o robusta fecharam em queda.

AÇÚCAR

* O contrato maio do açúcar bruto fechou em alta de 0,08 centavo de dólar, a 11,70 centavos de dólar por libra-peso, recuperando-se da mínima de cinco meses e meio registrada na quinta-feira (11,53 centavos).

* Operadores disseram que o fortalecimento do prêmio do açúcar branco em relação ao bruto indica que a demanda pode estar se sustentando bem. O produto refinado reage mais rapidamente às tendências de demanda, uma vez que é pronto para o consumo, enquanto o bruto ainda precisaria ser refinado.

* Os prêmios de curto prazo tanto do açúcar bruto quanto do branco também indicam que o mercado físico está razoavelmente apertado.

* Mesmo assim, ainda há preocupações de que os preços mais baixos da gasolina possam reduzir a demanda por etanol no Brasil, levando usinas a alterar o mix produtivo em favor do açúcar.

* Operadores afirmaram, porém, que a volatilidade dos preços do petróleo faz com que ainda seja incerto o tamanho do crescimento da produção de açúcar no centro-sul brasileiro.

* O açúcar branco para maio avançou 0,90 dólar, para 355 dólares por tonelada.

CAFÉ

* O contrato maio do café arábica fechou em queda de 2,1 centavos de dólar, ou 1,6%, a 1,0705 dólar por libra-peso.

* Operadores mencionaram que até este momento não houve grandes alterações na demanda em meio à pandemia de coronavírus, mas que isso pode mudar.

* “Muitas pessoas vão ficar em casa nos próximos dias e semanas nos Estados Unidos… Teremos de ver se o consumo em casa vai compensar as vendas perdidas em cafeterias”, disse um importador norte-americano de café.

* Ainda assim, o mercado tem sido apoiado pelo aperto das ofertas, com os estoques certificados pela bolsa continuando a cair e os prêmios para o café arábica lavado no mercado físico em alta

* O café robusta para maio teve queda de 8 dólares e fechou o dia cotado a 1.241 dólares por tonelada.

(Reportagem de Nigel Hunt e Marcelo Teixeira)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2D001-BASEIMAGE

To Top