Economia

Alemanha diz que ajuda do ESM deve ser desembolsada sem longas discussões de autoridades

Por Michelle Martin

BERLIM (Reuters) – Os países da zona do euro que precisam de ajuda do fundo de resgate do bloco para combater as consequências econômicas do surto de coronavírus devem obtê-lo rapidamente, sem ficarem sujeitos a demoradas visitas e propostas de autoridades, disse o ministro de Finanças da Alemanha.

Olaf Scholz disse à emissora ARD na noite de quinta-feira que estava convencido de que o Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM) – um fundo de resgate com 400 bilhões de euros – tinha instrumentos adequados para uso durante o surto de Covid-19, que atingiu países da zona do euro como Itália e Espanha de modo particularmente mais forte.

“Temos a possibilidade de dizer que podemos fazer algo como precaução”, afirmou Scholz. Ele acrescentou que qualquer ação desse tipo estará vinculada a regras, mas que elas precisam ser apropriadas para a situação atual em que os fundos são necessários para a saúde e a garantia de empregos.

“Do meu ponto de vista, é especialmente importante garantir que, se um país disser que deseja usar esses fundos, que não haja uma carga de comissários que vão até lá e passam semanas discutindo com eles como devem mudar suas políticas monetárias nos próximos anos”, disse Scholz.

(Reportagem de Michelle Martin)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG321DF-BASEIMAGE

To Top