Benefícios

INSS poderá cobrar de bancos remuneração por desconto indevidos de segurados

INSS poderá cobrar de bancos remuneração por desconto indevidos de segurados. O governo autorizou o INSS a cobrar dos bancos uma remuneração pelo serviço dos descontos em folha dos empréstimos consignados concedidos a aposentados. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Até então, o INSS só podia cobrar o ressarcimento de custos operacionais desse processo. A nova cobrança poderá ser feita por meio de um valor fixo, de um percentual sobre as operações ou de uma combinação das duas alternativas.

Aposentado do INSS pode barrar e até restituir descontos(Abre numa nova aba do navegador)

A mudança foi instituída em Medida Provisória editada nesta segunda-feira.

“A Medida Provisória reconhece o direito de que o INSS receba dos bancos uma remuneração por esse produto, desonerando os cofres públicos, e também regula a relação entre o INSS e a empresa prestadora de serviços de tecnologia para operacionalização das consignações”, trouxe a exposição de motivos da medida.

No caso da contratação de terceiros para operacionalizar os descontos em folha, a MP prevê que a prestadora de serviço poderá recolher a remuneração prevista pela operacionalização do consignado.

Saiba o valor do pagamento do Bolsa Família em 2020(Abre numa nova aba do navegador)

A mesma MP também alterou as regras de contratação temporária pela administração pública.

Em novembro, o governo concluiu o leilão da folha de benefícios do INSS com o qual disse estimar que teria uma arrecadação de 24 bilhões de reais em cinco anos.

(Por Isabel Versiani)

INSS mostra como fugir da demora da análise(Abre numa nova aba do navegador)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG212ID-BASEIMAGE
To Top