Benefícios

Saque aniversário tem novas datas no FGTS

Saque aniversário tem novas datas no FGTS. Datas para Saque aniversário do FGTS em abril. dia para os nascidos em janeiro aderirem ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), caso queiram receber a parcela este ano. Quem fizer a adesão depois do prazo vai começar a sacar o dinheiro somente a partir de 2021. Até agora, segundo informações da Caixa Econômica Federal, mais de dois milhões de trabalhadores aderiram a essa nova modalidade de retirada. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

A opção vale tanto para contas ativas, quanto para inativas. Veja as perguntas e respostas abaixo:

Posso escolher receber o saque-aniversário apenas de uma das minhas contas vinculadas?

Essa opção não é válida. O trabalhador que optar pelo cadastramento no saque-aniversário terá todas as suas contas associadas à modalidade de retirada. Por consequência, não poderá sacar a integralidade do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Veja como realizar a prova de vida que é exigida pelo INSS

Se estou desempregado, mas tenho saldo em contas de FGTS, poderei aderir?

Todo o trabalhador com conta vinculada de FGTS, ativa ou inativa, tem direito à modalidade de saque-aniversário, desde que faça a opção nos canais oferecidos pelo banco.

Como faço para aderir:

O atendimento será feito por meio do aplicativo FGTS ou do site do banco (fgts.caixa.gov.br). Todo trabalhador com conta ativa ou inativa poderá fazer essa opção. A retirada, no entanto, será liberada somente a partir de abril de 2020.

Ao solicitar a opção pelo saque-aniversário numa agência da Caixa, o beneficiário será informado pelo atendente do banco sobre o valor de seu saldo do FGTS, antes do registro efetivo da opção.

Quem tem conta na Caixa pode fazer a adesão pelo aplicativo do banco, na opção “FGTS e INSS”, seguida por “FGTS” e “Saque Aniversário FGTS”. A clicar neste último link, aparece a possibilidade de adesão, informando o valor previsto de retirada anual, com o “Termo de opção”.

FGTS: adesão ao saque-aniversário para quem nasceu em janeiro

Quais serão as datas de saque-aniversário?

– Nascidos em janeiro e fevereiro – saques de abril a junho de 2020

– Nascidos em março e abril – saques de maio a julho de 2020

– Nascidos em maio e junho – saques de junho a agosto de 2020

– Nascidos em julho – saques de julho a setembro de 2020

– Nascidos em agostos – saques de agosto a outubro de 2020

– Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro de 2020

– Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro de 2020

– Nascidos em novembro – saques de novembro de 2020 a janeiro de 2021

– Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2020 a fevereiro de 2021

Qual será o valor a retirar?

Nos saques-aniversário do FGTS haverá limite de retirada. O valor anual será um percentual do saldo da conta do trabalhador. Para contas com até R$ 500, serão liberados 50% do saldo. Esse percentual será reduzido quanto maior for o valor em conta.

Para as contas com mais de R$ 500, os saques serão acrescidos de uma parcela fixa (veja abaixo). Portanto, os cotistas com saldo menor poderão sacar anualmente percentuais maiores.

O que acontecerá se o dinheiro disponível para retirada acabar e eu não tiver uma conta em que estejam sendo feitos depósitos atuais (conta inativa)?

O trabalhador vai parar de receber. No entanto, isso não o transferirá automaticamente para a modalidade saque-rescisão (aquela em que não há parcelas sacadas anualmente, mas o trabalhador pode retirar todo o fundo em caso de demissão sem justa causa). Caso queira mudar para a modalidade saque-rescisão, deverá pedir a migração, que só será efetuada após um período de carência de dois anos. Fonte Extra Online

Novo lote do FGTS está disponível para saque aos trabalhadores

To Top