Benefícios

Revisão de benefício do INSS pode ser solicitada sem sair de casa?

Revisão de benefício do INSS pode ser solicitada sem sair de casa? Quase todos os serviços do INSS já podem ser solicitados e acompanhados a distância pelo segurado, por meio do site ou do aplicativo de celular Meu INSS. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

O sistema permite que o segurado encaminhe a documentação necessária sem precisar comparecer a uma unidade do INSS.

Com a pandemia do novo coronavírus, o instituto anunciou que suas agências estarão fechadas até 30 de abril, podendo ampliar este prazo, para evitar a propagação da doença.

Solicitações podem ser feitos ao INSS sem sair casa?(Abre numa nova aba do navegador)

Segundo o INSS, os servidores vão trabalhar em regime de teletrabalho, com metas de desempenho, “o que garantirá ao segurado maior agilidade na análise dos requerimentos”.

Com o fechamento das agências, o INSS vai liberar os segurados da perícia médica presencial para requerer auxílio-doença e BPC (benefício assistencial), transferindo esses serviços também para o Meu INSS.

Segundo o instituto, a análise será só com o atestado médico do trabalhador doente. A ferramenta para envio do atestado médico, porém, ainda será disponibilizada no Meu INSS.

O órgão afirma que a habilitação do sistema ocorrerá somente após votação de projeto de lei, que será analisado pelo Congresso.

“Aos segurados que ainda precisam marcar uma perícia, esclarecemos que o agendamento pode ser feito normalmente pelo Meu INSS ou pelo telefone 135”, esclarece, em nota.

INSS: como ter o extrato previdenciário?(Abre numa nova aba do navegador)

“O segurado deve aguardar a disponibilização da ferramenta no Meu INSS para o envio do atestado”, completa o INSS.

De acordo com relatos de advogados previdenciários e de segurados, o Meu INSS tem apresentado falhas. Segundo a advogada Adriane Bramante, do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), o sistema de recursos voltou a funcionar nesta terça-feira (23). “Ficou desde sexta [20] indisponível”, diz.

O INSS afirma, porém, que “não foi reportada nenhuma falha no aplicativo”.

Petrobras reduz gasolina em 15%: Acompanhe(Abre numa nova aba do navegador)

To Top