Agro

Ucrânia decide contra limite para exportação de milho, diz vice-ministro

KIEV (Reuters) – A Ucrânia, grande produtora e exportadora de grãos, não vai limitar seus embarques de milho nesta temporada, disse à Reuters nesta segunda-feira o vice-ministro da Economia do país, Taras Vysotskiy.

O ministério havia dito na semana passada que o governo estava considerando limitar as exportações de milho na atual temporada, apesar de uma safra recorde e das expectativas de queda nos preços e na demanda.

Também na última semana, a consultoria agrícola APK-Inform disse, sem citar fontes, que o governo poderia limitar as exportações a 29,3 milhões de toneladas nesta temporada.

Agora, a consultoria afirmou que a decisão de não limitar as exportações de milho foi tomada nesta segunda-feira, em uma reunião entre o ministério e sindicatos agrícolas.

O sindicato de agricultores UGA disse na semana passada que não havia base para o estabelecimento de limites de embarques, acrescentando que o país precisa vender seus estoques o mais rápido possível, enquanto os preços internacionais estão favoráveis.

A Ucrânia exportou 25,2 milhões de toneladas até aqui nesta temporada, superando em 2,7 milhões de toneladas os níveis vistos em igual período da temporada anterior.

(Reportagem de Pavel Polityuk)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG3Q1XX-BASEIMAGE

To Top