Agro

Colheita de soja da Argentina tem avanço limitado em semana chuvosa, diz bolsa

BUENOS AIRES (Reuters) – A colheita de soja 2019/20 da Argentina avançou principalmente nas regiões produtoras do norte do país na última semana, em locais onde as chuvas recentes não foram intensas o suficiente para interromper os trabalhos no campo, disse nesta quinta-feira a Bolsa de Comércio de Buenos Aires (BCBA).

Entre o fim de semana e a terça-feira, grande parte da área agrícola argentina recebeu chuvas, que chegaram a ser intensas na região central do país, impedindo que as colheitadeiras fossem colocadas nos campos.

“Nesta semana, o avanço nacional da colheita foi impulsionado pelo progresso realizado nas regiões que não registraram chuvas de grande intensidade, principalmente Córdoba e o centro-norte de Santa Fe, seguidas pelo NEA (noroeste argentino) e setores de Buenos Aires”, disse a BCBA em seu relatório semanal de cultivos.

Até quarta-feira, os agricultores argentinos colheram 68,2% da área semeada com soja, cuja produção está prevista em 49,5 milhões de toneladas, disse o relatório, acrescentando que o avanço semanal foi de 11,8 pontos percentuais.

Em relação ao milho, cuja safra é estimada em 50 milhões de toneladas, a bolsa explicou que a colheita atingiu 36,7% da área plantada, avançando apenas 2,2 pontos percentuais na última semana.

“As últimas chuvas registradas podem diminuir a velocidade da colheita devido ao aumento nos níveis de umidade”, disse a BCBA.

A Argentina é a maior exportadora de óleo e farelo de soja do mundo, além de terceira maior exportadora global de grãos de soja e milho.

(Reportagem de Maximilian Heath)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG3T2BA-BASEIMAGE

To Top