Agro

Exportações de trigo da França mantêm ritmo forte em abril, apesar de lockdown

Por Forrest Crellin

PARIS (Reuters) – Os embarques de trigo soft da França para fora da União Europeia atingiram em abril o maior nível em quatro anos para o mês, mostraram dados da Refinitiv, à medida que exportadores continuam a embarcar grandes volumes em meio à pandemia de coronavírus.

As exportações do cereal para destinos de fora da UE totalizaram 1,56 milhão de toneladas no mês passado, o maior volume para abril desde a temporada 2015/16, segundo estimativas iniciais com base em dados da Refinitiv sobre cargas.

O volume de abril ficou cerca de 70 mil toneladas abaixo do registrado no mês anterior, quando a França apurou o maior total mensal de exportações do produto até este momento da temporada 2019/20 (julho-junho).

Exportadores enfrentaram dificuldades de transporte e mão de obra em função do “lockdown” nacional em vigor na França desde 17 março, que visa conter a disseminação do coronavírus.

No entanto, operadores disseram que as empresas de grãos conseguiram, em sua maioria, concluir os carregamentos, embora com atrasos e custos extra.

As exportações do mês passado elevaram o total de trigo soft embarcado pela França para destinos de fora da UE desde o início da atual temporada para quase 11 milhões de toneladas.

O ritmo dos embarques continua acima do necessário para que as previsões da agência agrícola FranceAgriMer para as exportações em 2019/20, de 13,2 milhões de toneladas, sejam atingidas.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG441O2-BASEIMAGE

To Top