Brasil

Projeto suspende pagamento de direitos autorais por rádios comunitárias durante pandemia

Projeto suspende pagamento de direitos autorais por rádios comunitárias durante pandemia

Projeto suspende pagamento de direitos autorais por rádios comunitárias durante pandemia. Schiavinato: rádios comunitárias foram bastante afetadas pela crise econômica decorrente da pandemia. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

O Projeto de Lei 2517/20 isenta as rádios comunitárias do pagamento de direitos autorais sobre músicas, enquanto durarem no Brasil os efeitos da pandemia de Covid-19. A proposta, do deputado Schiavinato (PP-PR), tramita na Câmara dos Deputados.

Schiavinato argumenta que as rádios comunitárias, com transmissões restritas a bairros ou vilas, foram bastante afetadas pela crise econômica decorrente da pandemia e a consequente perda de anunciantes.

“As rádios comunitárias enfrentam graves dificuldades financeiras, pois sobrevivem da venda de anúncios para pequenos negócios a título de apoio cultural. Elas não possuem renda suficiente, nem fôlego financeiro para suportar a falta de receita diária, sendo impossível continuar pagando o Ecad nesses meses de grave crise que estamos vivendo”, argumenta o parlamentar.

A cobrança por direitos autorais está prevista na Lei 9.610/98 e é feita pelo Escritório Central de Arrecadação e Fiscalização (Ecad).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

To Top