Agro

China compra óleo de soja dos EUA pela primeira vez desde 2018

CHICAGO (Reuters) – Exportadores dos Estados Unidos fecharam o primeiro negócio para exportação de óleo de soja à China em quase dois anos nesta semana, disse nesta quinta-feira o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), com o governo chinês buscando cumprir compromissos de um acordo comercial fase 1 assinado com os norte-americanos em janeiro.

O USDA disse que exportadores privados registraram a venda de 20 mil toneladas de óleo de soja para entrega à China no ano comercial 2019/20.

A venda foi o primeiro negócio envolvendo óleo de soja com a China desde agosto de 2018 e a maior compra do produto dos EUA desde novembro de 2016, segundo dados do USDA.

No ano comercial 2016/17, antes da guerra comercial entre EUA e China começar, exportadores dos EUA enviaram 133.318 toneladas de óleo de soja à China.

A China aumentou suas compras de soja, milho e carne suína dos EUA nas últimas semanas, à medida que os preços de produtos agrícolas norte-americanos caíram devido à pandemia de coronavírus.

As compras devem aumentar ainda mais conforme a China implementa a fase 1 do acordo comercial com os EUA, disse um executivo da trading estatal chinesa Cofco nesta quinta-feira.

O governo dos EUA também reportou a venda de 198 mil toneladas de soja para a China, sendo 132 mil toneladas para entrega em 2019/20 e 66 mil toneladas para entrega em 2020/21.

(Por Mark Weinraub)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG4D1OY-BASEIMAGE

To Top