Africa

Strategie Grains eleva estimativa para exportação de trigo da UE; reduz projeção de safra

PARIS (Reuters) – A Strategie Grains elevou nesta quinta-feira sua previsão para as exportações de trigo soft da União Europeia em 2019/20, citando forte demanda e competição reduzida, e diminuiu a estimativa para os estoques finais na temporada.

A consultoria, com sede na França, projetou os embarques de trigo soft da UE em 34,3 milhões de toneladas, ante 32,4 milhões de toneladas previstas em abril.

“O pequeno volume de disponibilidade residual de trigo nos países do Mar Negro; compras estratégicas de larga escala por parte de diversos países do Oriente Médio, e mais atividades de compras pelo Marrocos” são fatores para a alteração, disse a Strategie Grains.

O trigo se tornou mais escasso na região do Mar Negro desde que a Rússia, maior exportadora do mundo, e a Ucrânia impuseram cotas de exportação em resposta à crise do coronavírus.

Enquanto isso, na semana passada o Marrocos prorrogou a suspensão das taxas de importação de trigo soft até 31 de dezembro, visando garantir estabilidade de preços e oferta regular em meio à reduzida safra doméstica.

A Strategie Grains disse ainda que a forte demanda a levou a reduzir as estimativas para os estoques ao final da temporada, em 30 de junho, para 12,6 milhões de toneladas, versus 13,7 milhões de toneladas vistas no mês passado.

Para a próxima temporada, a Strategie Grains reduziu sua projeção para a safra 2020 de trigo soft para 132,9 milhões de toneladas, contra 135 milhões de toneladas em abril, passando a indicar uma queda de 13,6 milhões de toneladas em relação à grande safra do ano anterior, diante do clima adverso.

(Reportagem de Sybille de La Hamaide)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG4D1UQ-BASEIMAGE

To Top