Auxílio Emergencial

Milhões de pedidos do auxílio emergencial estão em análise

Milhões de pedidos do auxílio emergencial estão em análise. O início do cadastramento para o auxílio emergencial está completando dois meses e quase 10 milhões de brasileiros ainda estão aguardando uma resposta, segundo a Dataprev, empresa de processamento de grandes volumes dados e tem atuado como parceira tecnológica do Ministério da Cidadania no Auxílio Emergencial. Enquanto isso, a espera tem sido longa e dolorosa para muita gente.

Roberto Oliveira de Andrade, 40 anos, é microempreendedor individual e trabalha como churrasqueiro de festas e eventos. No tempo livre, ainda fazia bico de motorista de aplicativo. Com a pandemia, os churrascos foram cancelados e as corridas sumindo. Ele se cadastrou logo no primeiro dia para o auxílio, mas continua em análise:

Auxílio emergencial foi negado a mais de 36 milhões pessoas(Abre numa nova aba do navegador)

— Pediram para eu fazer outro cadastro na nova plataforma, fiz e nada. E conheço vários amigos autônomos que também não receberam. Para sobreviver comecei a fazer bicos de entrega, mas não dão para as contas.

Maria Socorro Guilherme da Silva, 44 anos, trabalhava como cuidadora de idosos, mas com a pandemia perdeu o emprego informal. Está morando com a irmã aposentada por invalidez, que tem três filhos. O dinheiro não dá para todo mundo:

— Está fazendo muita falta, eu sempre paguei várias coisas. Sem a minha renda não dá para todo mundo. E no aplicativo só fica em análise.

O casal Nilianderson Vidal e Larissa Vidal, ambos 30 anos, tem dois filhos e estão apertados esperando a análise. Ele trabalhava como motorista de aplicativo e ela estava desempregada a mais de um ano:

— Cadastrei logo no dia seguinte ao anúncio, e nada. Primeiro foi até negado, depois foi dito que ocorreu um erro, para refazer o cadastro. E nada ainda. Não entendo como algo que era para ser emergencial pode demorar tanto.

Já Francisco Mateus Rodrigues, 48 anos, trabalhava como garçom e ficou desempregado. Começou a vender churrasquinho, e as vendas estão fracas agora. Entrou com o pedido, mas segue em análise:

— Só aparece que está processando. Fui na Caixa e me falaram que eu tenho que aguardar. Mas poxa, essa epidemia vai acabar e vai continuar em análise?

Ninguém pode receber menos que um salário mínimo de pensão do INSS em 2020(Abre numa nova aba do navegador)

O ministério da Cidadania afirmou que fez um acordo com a Caixa Econômica e com a Dataprev (empresa pública responsável pelo sistema de cadastro dos usuários) assumindo o compromisso de concluir as análises do auxílio emergencial até 18 de junho.

A Caixa afirma que espera a análise da Dataprev para efetuar os pagamentos.

Em nota, a Dataprev afirma que dos 114 milhões de requerimentos processados pela Dataprev em abril e devolvidos à Caixa, apenas 46.853, foram retidos para processamento adicional pelo Ministério da Cidadania em função da complexidade de cenários e cruzamentos. No entanto, há também 9,8 milhões de requerimentos em processamento, do período de 1º de maio a dois de junho. Desse universo, 8,9 milhões estão em fase final de homologação pelo Ministério da Cidadania e Dataprev.

Cadastro Único: Meios para realizar a inscrição(Abre numa nova aba do navegador)

O órgão explica também que em virtude da publicação da Lei n. 13.998, no último dia 15 de maio, e com objetivo de reduzir a incidência de fraudes, foi necessário revisar as regras e aperfeiçoar os sistemas de concessão do benefício.

To Top