Asia

Reino Unido deverá usar sistema Google-Apple em aplicativo contra Covid-19, diz BBC

LONDRES (Reuters) – O governo britânico vai utilizar sistema desenvolvido por Apple e Google em um programa de monitoramento da população que afirma ser voltado ao combate do coronavírus, informou a BBC nesta quinta feira.

O programa “test-and-trace” é visto como uma medida fundamental no combate ao coronavírus para reabrir o país, mas foi criticado após o lançamento de um aplicativo desenvolvido pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) ter sido adiado para o final do ano.

Apple e Google têm conversado com o Reino Unido sobre a tecnologia, que usa um modelo descentralizado. As empresas afirmam que proibiram as autoridades que usam sua tecnologia de coletar dados de localização GPS ou exigir que os usuários insiram dados pessoais apesar da conexão estar vinculada a seus aparelhos.

O chefe do programa do Reino Unido disse no mês passado que um aplicativo centralizado do tipo que o país estava desenvolvendo pode potencialmente dar mais informações sobre a epidemia de Covid-19, mas oferece menos privacidade que os rivais descentralizados.

O modelo da Apple e do Google atraiu o interesse de mais de 20 países.

Os ministros britânicos admitiram problemas técnicos com o aplicativo anterior, o que significava que ele não estava pronto para uso a tempo do lançamento do sistema de vigilância de contatos da Inglaterra em 28 de maio.

O coordenador de testes do Reino Unido disse que o sistema de monitoramento da população e o aplicativo são “distintos, mas complementares”, e é vantajoso introduzir um antes do outro.

(Por Alistair Smout)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG5H22Y-BASEIMAGE

To Top