Benefícios

Prazo acaba dia 30 para entregar seu Imposto de Renda

Imposto de Renda, IRPF, IR, IR 2020, RECEITA FEDERAL

Prazo acaba dia 30 para entregar seu Imposto de Renda. Além da multa para quem estava obrigado a declarar, contribuinte pode ter problemas com o CPF e pode até ter conta em banco bloqueada.Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

O fim do prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 termina na próxima terça-feira (30), às 23h59min59s e quem está obrigado a fazer a declaração e não entregar pode ficar no prejuízo. A data foi prorrogada em razão da pandemia de covid-19.

Segunda a Receita Federal, até às 17 horas da segunda-feira (22), 10 milhões de contribuintes ainda não haviam entregado o documento. A Receita espera a entregada de 32 milhões de declarações.PUBLICIDADE

Saiba quais são as possíveis pendências do seu CPF(Abre numa nova aba do navegador)

 Por que o contribuinte não deve perder o prazo?

Para começar, quem está obrigado a declarar e não o faz já precisa pagar uma multa de no mínimo R$ 165,74 e de no máximo 20% do imposto devido.

Além disso, após cerca de um ano da ausência da declaração, o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) passa a ter o status de “pendente de regularização”, o que já causa diversos transtornos para o contribuinte.

Terá que contribuir com INSS quem teve contrato trabalho suspenso?(Abre numa nova aba do navegador)

Sem crédito na praça

Na prática, o contribuinte com o CPF irregular não tem mais acesso ao crédito: não consegue mais fazer empréstimo, financiamento, comprar casa, carro.

O CPF irregular também impede de tirar passaporte, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até mesmo prestar concurso público.

Como tirar o CPF para declarar seu dependente no Imposto de Renda?(Abre numa nova aba do navegador)

Bloqueio da conta

Isso sem falar nos problemas para movimentar a conta no banco, que pode até mesmo ser bloqueada. Quem precisa receber pagamentos do INSS por uma conta no banco pode ficar impedido se o CPF estiver pendente de regularização, por exemplo.

Essas dificuldades podem começar até mesmo antes do CPF ficar irregular. Um exemplo: os bancos costumam pedir a declaração do IR atualizada para conceder empréstimos, pois essa é uma das maneiras de avaliar a capacidade de pagamento da pessoa. Sem esse instrumento, essa avaliação já fica prejudicada e o empréstimo pode não ser concedido.

Acertos no INSS podem ser realizados no telefone 135(Abre numa nova aba do navegador)

PublicidadeFechar anúncio

Como regularizar o CPF

Para regularizar o CPF que está pendente de regularização é preciso fazer a declaração que ficou faltando. A Receita disponibiliza o programa para declaração dos últimos cinco anos. Desde a declaração de 2017 o próprio programa gerador grava e transmite à Receita a declaração. Mas, se precisar fazer declarações de 2016 e anteriores, lembre-se de baixar também o programa Receitanet, que transmite a declaração ao Fisco.

É importante baixar o programa correto para fazer a declaração de cada ano, pois os limites para dedução mudam.

Saiba se seu CPF está regular

É possível consultar a situação do seu CPF na página da Receita Federal.

É preciso informar o número do CPF e a data de nascimento.

Fonte: R7

To Top