Benefícios

Saiba destravar a aposentadoria no INSS

Saiba destravar a aposentadoria no INSS. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a notificar nesta quarta-feira (15) os segurados que precisam cumprir algum tipo de exigência para que seus pedidos de benefícios possam ser analisados. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Existem 827 mil pedidos de exigências pendentes em todo o país.
Quando o cidadão recebe uma notificação de cumprimento de exigência, ele precisa entregar algum documento ou prestar informações para que o INSS possa analisar se há ou não direito ao benefício solicitado.

CPF Digital: Confira como instalar no celular(Abre numa nova aba do navegador)

A notificação que será enviada para o celular é automática e aparece no visor do aparelho que possui o aplicativo Meu INSS instalado.

Também nesta quarta, o INSS passou a telefonar para segurados que precisam cumprir exigências. As ligações são realizadas pela Central 135.

Quem receber a ligação será informado da pendência no requerimento e deverá fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo).
Nesta fase, cerca de 325 mil segurados deverão ser contatados por um atendente do instituto.

Importância da prova de vida ao INSS: Entenda(Abre numa nova aba do navegador)

Além da notificação pelo Meu INSS e a ligação do 135, cerca de 300 mil segurados também poderão receber um SMS com as orientações sobre como mandar a documentação.

Ao contatar o cidadão, o INSS informa qual documento ou informação precisa. Mas esses dados também ficam disponíveis para consulta pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS.

Em São Paulo, também é possível entrar em contato com os plantões, cujos telefones e endereços de emails constam nas portas das agências. Quem mora no estado, além de poder usar o Meu INSS, tem a opção de encaminhar cópia simples da documentação por meio do serviço dos Correios ou levar pessoalmente o envelope lacrado até uma das agências da Previdência.

INSS está liberando novas Aposentadorias?(Abre numa nova aba do navegador)

Veja ao lado as instruções para entregar a documentação pessoalmente.

To Top